one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Paraguai diz que vai insistir no fim das sanções ao país

Criado em 11/12/12 08h20 e atualizado em 11/12/12 08h36
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Cúpula Mercosul
Paraguai deve permanecer suspenso do Mercosul até abril de 2013. (Foto: Wilson Dias / ABr)

Brasília – Suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) até abril de 2013, o Paraguai informou que vai insistir no fim das sanções impostas ao país. O ministro das Relações Exteriores paraguaio, José Fernández Estigarribia, disse ontem (10) que o governo atua para tentar revogar a suspensão e que os blocos reconheçam que a medida foi um erro. Na semana passada, o Mercosul reiterou a suspensão.

"O próprio Antonio Patriota [ministro das Relações Exteriores do Brasil], descreveu o que ocorre como uma 'bagunça jurídica'. Estamos abertos ao diálogo e à busca de soluções. Nós temos uma ideia de como isso poderia ocorrer, mas passa necessariamente pelo reconhecimento dos países [do Mercosul e da Unasul] de que foi cometido um erro em relação ao Paraguai", disse o chanceler.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul e da Unasul em junho, após a destituição do então presidente Fernando Lugo do poder. Para os presidentes sul-americanos, a forma como ocorreu o processo envolvendo Lugo foi de rompimento da ordem democrática. As autoridades paraguaias negam irregularidades.

"O país não vai ceder em sua dignidade e as soluções deverão partir do próprio Mercosul, que vive um momento de paralisia. Países da Europa e o Canadá se disseram preocupados com a situação definida [pelos sul-americanos em relação ao Paraguai]”, ressaltou o chanceler. Estigarribia negou que, no momento, o governo do Paraguai estude a possibilidade de recorrer ao Tribunal de Haia contra a suspensão do país do Mercosul e da Unasul. "Fazemos uma resistência todos os dias. Não aceitamos essas medidas arbitrárias,  mas seguimos em frente com o nosso processo democrático, que termina nas eleições [em 21 de abril de 2013] e terá sua fase final com a entrega do poder em 15 de agosto de 2013. Nesse sentido, o Paraguai dá um exemplo para muitos países do mundo ", disse o chanceler.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário