one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Paraguai critica decisões tomadas na cúpula em Brasília

Criado em 09/12/12 10h37 e atualizado em 09/12/12 10h54
Por Renata Giraldi Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - O presidente paraguaio, Federico Franco, reagiu à decisão do Mercosul em manter o Paraguai suspenso do bloco até 21 de abril de 2013, quando há eleições gerais no país. O Paraguai está suspenso do grupo porque os líderes entendem que houve o rompimento da ordem democrática no país com o ato de destituição do então presidente Fernando Lugo. Mas as autoridades paraguaias negam. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai condenou as decisões tomadas, no período de suspensão do país,chamando-as de violações.

“A situação do Paraguai não teve nem terá uma nova consideração [do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas, a Unasul]”, disse o presidente. “Nossa posição é clara: o que ocorreu em junho [a destituição de Lugo] foi constitucional.”

Segundo o presidente paraguaio, as autoridades do país “seguirão” se esforçando para a reintegração o mais breve o possível do Paraguai ao Mercosul. "Vamos fazer um esforço para ser respeitado o acordo [do Mercosul] em que o Paraguai é um dos membros fundadores do bloco”, ressaltou.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai informou que as decisões definidas, na ausência dos paraguaios do bloco, podem ser questionadas. Acrescenta ainda que a suspensão do país pode atingir o projeto de integração do Mercosul. Se não estivesse suspenso, o Paraguai assumiria a presidência temporária do bloco e, não o Uruguai, como ocorreu.

Na Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, na sexta-feira (7), os presidentes Dilma Rousseff, José Pepe Mujica (Uruguai), Evo Morales (Bolívia), Cristina Kirchner (Argentina), Rafael Correa (Equador), Donald Ramotar (Guiana) e Desi Bouterse (Suriname), além da vice-presidenta do Peru, Marisol Cruz, e dos vice-chanceleres Alfonso Silva (Chile) e Monica Lanzetta (Colômbia), assim como o ministro de Minas e Energia da Venezuela, Rafael Ramírez, assinaram um documento, no qual um dos itens se referia ao Paraguai.

Para Franco, a ratificação dos presidentes, na Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, da inclusão da Bolívia e do ingresso da Venezuela ao grupo é “ilegal” e “ilegítima”. Ontem, em Brasília, Morales assinou o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, iniciando o processo de integração, enquanto a Venezuela foi ratificada no bloco.
 

 

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay http://www.ipparaguay.com.py/2011/ip/index.php#cuerpo

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário