one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Pela quarta vez, missão internacional vai ao Irã investigar programa nuclear

Criado em 13/12/12 09h00 e atualizado em 13/12/12 09h41
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Mahmoud Ahmadinejad
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu à Aiea uma postura “positiva e sensata” na reunião com as autoridades. (Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília - Uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), está em Teerã, no Irã. É a quarta visita este ano para analisar o programa iraniano de energia nuclear. Para parte da comunidade internacional, o programa é suspeito de produzir armas atômicas. Mas as autoridades iranianas negam as irregularidades e dizem que o programa tem fins pacíficos.

Nas missões anteriores, os inspetores da Aiea disseram ter sido impedidos de visitar várias áreas, inclusive a usina nuclear em Parchin. O chefe da missão é Herman Nackaerts. Autoridades iranianas indicaram que permitirão o acesso a Parchin.

O governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu à Aiea que adote uma postura “positiva e sensata” na reunião com as autoridades. O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ramin Mehmanparast, disse que está otimista com a missão no Irã.

Mehmanparast acrescentou que espera que seja alcançado um “acordo geral” sobre as inspeções às instalações. Ele disse ainda que é necessário “respeitar o direito” de o Irã manter um programa nuclear com fins civis e pacíficos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário