one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Área de debate de fronteiras entre Peru e Chile.

Imagem:

Compartilhar:

Peru e Chile se enfrentam em Haia por fronteira marítima

Criado em 03/12/12 10h08 e atualizado em 03/12/12 10h46
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Mapa Peru Chile
Área de debate de fronteiras entre Peru e Chile. (Evzob / Wikimedia Commons)

Brasília – Representantes do Peru e do Chile se enfrentam a partir de hoje (3) no Tribunal Internacional de Justiça de Haia na disputa sobre a fronteira marítima entre os dois países. Fundado em 1945, o Tribunal Internacional de Haia é o principal órgão judicial das Nações Unidas.
O processo deve durar toda a semana. Ambos terão dois dias cada para a defesa - com intervenções em inglês e francês.

Os peruanos são os primeiros a se manifestar, depois vêm os chilenos. A estimativa é que a decisão ocorra no prazo de quatro a cinco meses. O julgamento ocorre em várias etapas. As autoridades do Peru têm até amanhã para apresentar seus argumentos, em seguida vêm os do Chile, nos dias 6 e 7. Depois, há a segunda etapa do julgamento a partir do dia 11, novamente com o Peru,  e dia 14 com o Chile.

Em seu pedido, o Peru diz que não há um tratado de fronteira marítima com o Chile e pede ao tribunal que declare a soberania do país sobre área que o Chile considera mar aberto. Também quer confirmar que a fronteira marítima começa no Ponto de Concórdia, localizado em frente ao mar, e não no paralelo Milestone número 1, como define o Chile.

A alegação do Peru, se aceita, pode levar o Chile a perder cerca de 40 mil metros quadrados de território terrestre e uma área marítima de 38 mil quilômetros quadrados. O governo do Chile, entretanto, diz que os tratados firmados nos anos de 1950 definem o paralelo Milestone número 1 como referência.

Para o Chile, a fronteira marítima foi marcada por atos de 1968 e 1969. Os chilenos reiteram que a soberania e a jurisdição pertencem ao Chile e devem ser reconhecidos dessa forma. Para o Peru, tais tratados não têm validade no que se refere ao tema fronteira com o Chile.

*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina  e da emissora estatal de televisão do Chile, TVN.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário