one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Polícia Federal

Imagem:

Compartilhar:

PF pede desmembramento das investigações da Operação Durkheim

Criado em 11/12/12 19h20 e atualizado em 11/12/12 19h51
Por Bruno Bocchini Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Polícia Federal
Os acusados vão responder pelos crimes de divulgação de segredo, corrupção ativa, entre outros (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

São Paulo – A Polícia Federal (PF) pediu à Justiça Federal em São Paulo o desmembramento das investigações que apuram os crimes descobertos pela Operação Durkheim, realizada pela PF no final de novembro. A operação investigou organizações criminosas que agiam na venda de informações sigilosas, violação de sigilo, interceptações telefônicas clandestinas e crimes contra o sistema financeiro, corrupção e formação de quadrilha.

O pedido da polícia à Justiça Federal, feito no último dia 7 e divulgado nesta terça-feira (11), requer o desmembramento das investigações em quatro inquéritos: crimes financeiros; crime de violação de dados protegidos por sigilo; escutas telefônicas ilegais; e  crime de contrabando.

“Como haviam sido colhidos elementos suficientes para caracterizar a autoria e a materialidade do crime, o inquérito foi relatado e encaminhado ao Ministério Público Federal, que poderá oferecer denúncia ou devolver o inquérito à PF para outras diligências”, disse a PF em nota.

Nas investigações, a PF descobriu a existência de uma grande rede de espionagem ilegal. Os criminosos, que se apresentavam como detetives particulares, vendiam informações sigilosas que eram repassadas, ilegalmente, por pessoas com acesso a banco de dados como, por exemplo, funcionários de empresas de telefonia, bancos e servidores públicos. Na lista de vítimas estão políticos, desembargadores, uma emissora de televisão e um banco. A operação prendeu 33 pessoas.

Os acusados vão responder pelos crimes de divulgação de segredo, corrupção ativa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, por interceptação telefônica clandestina, quebra de sigilo bancário, formação de quadrilha, realização de atividade de câmbio sem autorização do Banco Central do Brasil, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As penas variam de um a 12 anos de prisão.

Leia também:

PF prende 33 pessoas acusadas de quebra de sigilo e crime contra o sistema financeiro

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário