one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Polícia Militar reforça segurança no Complexo do Alemão

Imagem:

Compartilhar:

PM afasta comandante de batalhão sob suspeita de envolvimento com tráfico

Criado em 04/12/12 18h00 e atualizado em 04/12/12 18h28
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:

Imagem - Polícia Militar reforça segurança no Complexo do Alemão
Policiais Militares do Rio de Janeiro foram presos por suspeita de envolvimento com o tráfico (Marcello Casal Jr/ABr)

Rio de Janeiro – O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Cláudio Lucas Lima, foi exonerado do cargo hoje (4) após a Operação Purificador prender 59 policiais militares (PMs) da unidade responsável pelo policiamento do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os PMs são suspeitos de envolvimento em um esquema de cobrança de propina para não reprimir o tráfico de drogas, venda de armas e sequestro.

O comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, disse que, a princípio, o comandante afastado não tem participação nos crimes cometidos pelos policiais militares, mas o grande número de PMs envolvidos mostra que ele não tinha controle sobre os comandados. " Nós vamos fazer uma apuração mais detalhada. Eu acho que a maior punição é perder a função. Ele [o tenente-coronel] sai do batalhão porque mostrou ao comando da corporação que não fiscalizava e não acompanhava o que os policiais dele estavam fazendo", disse.

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltramo, elogiou o trabalho de investigação da Polícia Militar junto com a Polícia Federal que desmontou uma quadrilha de policiais corruptos que usava como base um batalhão da corporação. "Nós precisamos mostrar que a própria instituição tem condições de cortar a própria carne e, se ela não tiver condições de fazer, tem outras instituições no sistema de Segurança Pública que pode ajudar. A luta nossa não fica dentro de uma instituição A ou B, a nossa luta é a do bem contra o mal e, quem quiser o bem, que venha como aliadado, porque isso não é só o Rio que precisa, e sim, o Brasil inteiro", disse.

De acordo com as investigações que começaram em abril deste ano, os policiais recebiam cerca de R$ 2.500, cada vez que faziam plantões nas comunidades – ação criminosa conhecida como "arrego" - para liberar a ação do tráfico. As apurações apontam também que, além de buscar o "arrego", os policiais militares sequestravam os bandidos e seus parentes, apreendiam veículos do tráfico exigindo dinheiro para devolução, negociavam armas com traficantes e faziam operações oficiais quando o pagamento da propina atrasava. Entre as comunidade em que os PMs atuavam estão as favelas Vai Quem Quer, Beira-Mar, Santuário, Santa Clara, Centenário, além dos bairros Parada Angélica, Jardim Gramacho e Jardim Primavera.

A Operação Purificação foi desencadeada para cumprir 83 mandados de prisão, entre eles 65 policiais militares e 18 pessoas suspeitas de tráfico de drogas. Também estão sendo cumpridos 112 mandados de busca e apreensão. Todos os suspeitos presos até o momento foram levados pafra o Presídio Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste da cidade. Eles deverão ser acusados por crimes de formação de quadrilha, tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva e extorsão mediante sequestro.

 

Edição: Aécio Amado
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário