one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rafael Correa, presidente do Equador

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do Equador diz que ainda não há decisão sobre entrada no Mercosul

Criado em 07/12/12 15h06 e atualizado em 07/12/12 16h53
Por Danilo Macedo e Renata Giraldi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Rafael Correa, presidente do Equador
Rafael Correa, presidente do Equador diz que temtem afinidades ideológicas com a maioria dos governos do bloco e sente confiança neles. (Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília - O presidente do Equador, Rafael Correa, disse hoje (7), durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Brasília, que seu país tem muito interesse em entrar no Mercosul e está muito feliz pelo convite, mas ponderou que a adoção da tarifa externa comum é um obstáculo para o acordo de adesão. “Isso limita nossa política externa comercial e, particularmente, a política tarifária. Então, estamos acabando todos os estudos para, então, tomar uma decisão definitiva”.

Correa disse que tem afinidades ideológicas com a maioria dos governos dentro do bloco e confiança neles, além de visão comercial parecida. A entrada no Mercosul, porém, obrigaria o governo equatoriano a elevar mais de 4 mil tarifas e, considerado a pior parte pelo presidente equatoriano, a reduzir mais de 2 mil.

“Temos que ver que o impacto teria essa medida na economia equatoriana. É paulatino, podemos conversar. Insisto: estamos muito interessados em ingressar, mas temos que analisar os impactos”, disse.

Além de Correa, o presidente da Bolívia, Evo Morales, também negocia a adesão do seu país ao bloco. As negociações ainda estão no começo e o processo ainda deve ser longo. No caso da Venezuela, a inclusão no Mercosul começou a ser negociada em 2006 e só foi concluída em 2012.

O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai - que está suspenso do bloco até abril de 2013. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia estão no grupo como países  associados.

Com a adesão da Venezuela ao Mercosul, o bloco corresponde agora a 72% do território da América do Sul – aproximadamente três vezes a área da União Europeia. Com os venezuelanos, o Mercosul passa a contar também com Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões e população de 275 milhões de habitantes.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário