one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


tse novo prédio tribunal superior eleitoral Carmem Lucia Oscar Niemeyer obra

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do TSE homenageia Niemeyer em prédio projetado pelo arquiteto

Criado em 06/12/12 13h28 e atualizado em 06/12/12 14h08
Por Jorge Wamburg Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

tse novo prédio tribunal superior eleitoral Carmem Lucia Oscar Niemeyer obra
Niemeyer foi responsável pelo projeto da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (Arquivo / TSE)

Brasília – Autor do projeto do novo prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Setor de Administração Federal Sul de Brasília, o arquiteto Oscar Niemeyer foi homenageado hoje (7) pela ministra Carmem Lúcia, durante solenidade pelos dez anos de criação da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), ao lembrar o conceito que ele colocou no memorial descritivo do Supremo Tribunal Federal (STF): “O ideal da justiça não tem fim e a curva corresponde a essa idéia”.

A ministra disse que tal conceito se aplica também ao TSE, “cujo projeto é um dos mais arrojados projetados por Niemayer” e que foi inaugurado “no dia do seu aniversário (15 de dezembro)”. Carmem lembrou que ele não pode comparecer à solenidade de inauguração, no ano passado, e agora sua morte ocorre também nas proximidades da data.

A ministra Carmem Lúcia disse ainda que Niemeyer parte apenas fisicamente, pois sua obra permanecerá para sempre na vida do país. Um dos principais aspectos do trabalho do arquiteto, segundo ela, é que ele não pensava apenas no homem que trabalharia nos prédios que projetava, mas no cidadão brasileiro em geral, “para acolher todos os que tivessem fome e sede de justiça”.

Leia também:

Morre Oscar Niemeyer aos 104 anos
Corpo será velado no Palácio do Planalto
Avião presidencial com corpo de Niemeyer está a caminho de Brasília
Dilma lamenta morte de Oscar Niemeyer
Governador Sérgio Cabral decreta luto oficial no Rio de Janeiro 
De mente e mãos rápidas, Niemeyer marcou um novo estilo de fazer arquitetura
Obras de Niemeyer espalham-se por diversos países
Obra de Niemeyer é única e nunca será reproduzida, diz arquiteto

A Escola Judiciária Eleitoral foi criada em 2002 e é dirigida atualmente pela ministra Rosa Weber, que, assim como Carmem Lúcia, integra o Supremo Tribunal Federal. A proposta de criação foi apresentada ao Tribunal pelo então ministro Sálvio de Figueiredo. O objetivo da EJE é realizar atividades que contribuam para desenvolver a cidadania, a democracia, e atuar no constante aperfeiçoamento dos magistrados e dos demais profissionais da área.

Ao falar sobre a escola, a ministra Carmem Lúcia lembrou uma frase do escritor Guimarães Rosa: “Mestre é quem de repente aprende”. Ela ressaltou que a EJE é um dos instrumentos da justiça eleitoral para estar cada vez mais perto do cidadão, pois "o Brasil somos todos nós juntos".

Segundo Carmem, a Escola Judiciária Eleitoral tem o compromisso de fazer com que os sonhos de pessoas como Oscar Niemeyer sejam levados adiante, "para que sejamos capazes de realizar o que a sociedade busca, que é um Brasil mais justo para todos". A ministra falou durante a  abertura do Congresso Democracia Representativa e Cidadania, que marca os 10 anos de criação da escola.

Edição: Denise Griesinger

Veja aqui galeria de imagens com obras do arquiteto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário