one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Foto oficial dos presidentes que participam da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados

Imagem:

Compartilhar:

Para presidentes do Mercosul, eleições no Paraguai devem normalizar democracia no país

Criado em 07/12/12 19h34 e atualizado em 07/12/12 20h02
Por Danilo Macedo e Renata Giraldi Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Cúpula Mercosul
A posição dos presidentes ratifica a suspensão do Paraguai do bloco até abril do próximo ano(Foto: Wilson Dias / ABr)

Brasília - Os presidentes do Mercosul reiteraram hoje (7) que apenas as eleições gerais no Paraguai, em 21 de abril de 2013, consolidarão a plena normalização das instituições democráticas no país. A reação ratifica a suspensão do Paraguai do bloco até abril do próximo ano, pois os líderes políticos entendem que houve a ruptura do processo democrático com a destituição do então presidente paraguaio Fernando Lugo, em 22 de junho.

A reação foi exposta, no item 16, do documento final da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, firmado pelos presidentes sul-americanos. “Diante da ruptura da ordem constitucional na República do Paraguai, [os presidentes do bloco] expressam o firme desejo de que o processo eleitoral atualmente em curso naquele país conduza à plena normalização de sua vida institucional”.

Os chefes de estado destacaram o estabelecimento do regime democrático como elemento fundamental para reintegração do Paraguai ao bloco. “Salientaram, nesse sentido, que a democracia constitui um requisito imprescindível ao processo de integração regional e reiteram o firme compromisso de agir contra qualquer ruptura da ordem democrática na região”, informa o Comunicado Conjunto dos Presidentes dos Estados Partes do Mercosul.
 
Antes da declaração final dos presidentes, a presidenta Dilma Rousseff disse que a suspensão do Paraguai seria mantida até abril de 2013, mas ressaltou a preocupação para que a medida não acarrete prejuízos à população do país. “Enquanto aguardamos a pronta retomada da normalidade democrática no Paraguai, mantivemos nosso compromisso com o bem-estar do povo paraguaio, descartando medidas que dificultem nossos fluxos comerciais ou de investimentos com esse país vizinho e irmão”.

Participam hoje da cúpula Dilma e os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai), Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia), além do Donald Ramotar (Guiana) e Desi Bouterse (Suriname), além da vice-presidenta do Peru, Marisol Cruz, e dos vice-chancelere Alfonso Silva (Chile) e Monica Lanzetta (Colômbia), assim como o ministro de Minas e Energia da Venezuela, Rafael Ramírez.

É uma vergonha ainda pobreza na america latina, afirma presidente do equador
Comunicado do Mercosul expressa interesse em parcerias com União Europeia e China


Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário