one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta Dilma Rousseff recebe a presidenta Cristina Kirchner na chegada da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados

Imagem:

Compartilhar:

Presidentes do Mercosul estão reunidos no Itamaraty

Criado em 07/12/12 13h02 e atualizado em 07/12/12 13h23
Por Renata Giraldi e Danilo Macedo Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Cúpula do Mercosul Dilma Cristina
A presidenta Dilma Rousseff recebe a presidenta Cristina Kirchner na chegada da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados (Wilson Dias/Agência Brasil)

Brasília – Com mais de uma hora de atraso, os presidentes Dilma Rousseff (Brasil), Cristina Kirchner (Argentina) e José Pepe Mujica (Uruguai) e o ministro de Minas e Energia da Venezuela, Rafael Ramírez, que representa o presidente Hugo Chávez (Venezuela), estão reunidos na primeira etapa da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados.

Inicialmente, houve um café da manhã seguido de reunião. Depois, haverá um almoço no Palácio Itamaraty.

Antes da primeira etapa da reunião, Dilma e Mujica se reuniram por cerca de uma hora no Palácio do Planalto. Os dois líderes trataram basicamente dos impactos da crise econômica internacional e dos esforços coletivos que devem ser feitos, principalmente no Mercosul, para combater seus efeitos. Segundo Mujica, é o momento de “reagir” ao que considera protecionismo europeu.

Ao longo do dia, os presidentes conversarão sobre os últimos detalhes para a adesão plena da Venezuela ao Mercosul. Para ser considerado membro pleno, é necessário adequar o país à nomenclatura e às normas do bloco, algo que ocorrerá de forma completa até 5 de abril de 2013, segundo os principais negociadores do processo.  

Paralelamente, serão tratadas as articulações para os ingressos da Bolívia e do Equador no Mercosul, processos que devem levar algum tempo, pois estão ainda na fase preliminar. Também é esperado que se mencione a manutenção da suspensão do  Paraguai no bloco – medida válida até abril de 2013.

Ao final do dia, Dilma e Cristina terão um encontro privado no Palácio da Alvorada. A expectativa é que a reunião dure cerca de duas horas. O setor empresarial brasileiro cobra do governo que exija dos argentinos o fim do bloqueio a vários produtos nacionais, porque impede o comércio bilateral e atrapalha as negociações na região. No setor de agronegócios envolvendo Brasil e Argentina, as cobranças se baseiam principalmente no comércio de carne de porco.

O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai - que está suspenso do bloco até abril de 2013. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia participam do grupo como países  associados.

Com a adesão da Venezuela ao Mercosul, o bloco passou a ocupar 72% do território da América do Sul – aproximadamente três vezes a área da União Europeia. Com os venezuelanos, o Mercosul também eleva seu Produto Interno Bruto (PIB) para US$ 3,32 trilhões. A população do bloco alcança 275 milhões de habitantes.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário