one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mursi ofereceu condolências aos mortos em Gaza, que chamou de "mártires".

Imagem:

Compartilhar:

Protestos marcam mais um dia de tensão no Egito

Criado em 11/12/12 07h49 e atualizado em 11/12/12 08h10
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Repórter da Agência Brasil

Mohamed Morsi
Presidente do Egito, Mouhamed Mursi.

Brasília –  No Egito, o dia hoje (11) será de mais protestos contra e a favor do governo do presidente Mouhamed Mursi. A Praça Tahrir, no Cairo, capital do país, deve reunir opositores de Mursi, contrários às medidas adotadas por ele recentemente, e seus aliados que defendem o governo. Para os manifestantes contrários a Mursi, o referendo sobre a nova Constituição, marcado para o dia 15, não representa o desejo do povo egípcio.

Os protestos contra o presidente são liderados por organizações laicas e setores cristãos, enquanto a Irmandade Muçulmana coordena as manifestações em favor do presidente. Para os setores de oposição, o texto constritucional abre espaço para  uma extensão da aplicação da sharia (lei islâmica) e oferece poucas garantias para as liberdades.

Os protestos se tornaram constantes no Egito desde que Mursi editou um decreto ampliando seus poderes e reduzindo os do Judiciário e do Legislativo, além de definir que o Exército fique nas ruas para garantir segurança até a realização do referendo. Só ontem (10) pelo menos nove pessoas ficaram feridas nas manifestações.

A agência de notícias estatal, Mena, informou que houve embates entre manifestantes e forças policiais. De acordo com a agência, as vítimas foram feridas com tiros. O acesso à Praça Tahrir foi fechado por comitês populares que se encarregaram da vigilância da área. No país, há uma divisão entre os que apoiam e os que criticam Mursi.

Ontem, na tentativa de minimizar os protestos, Mursi anulou aumentos de impostos sobre produtos básicos. Os governos dos Estados Unidos e da União Europeia se disseram preocupados e apelaram ao país para prosseguir a democratização.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário