one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Luiz Gonzaga

Imagem:

Compartilhar:

Publicação inédita lança luz sobre os primeiros anos de Gonzagão como músico profissional

Criado em 13/12/12 11h45 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Paulo Virgilio Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - No próximo domingo (15), um show no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ) vai marcar o lançamento do livro de partituras Luiz Gonzaga: Tem Sanfona no Choro. Organizada pelo músico e pesquisador Marcelo Caldi, a publicação é um trabalho inédito, focado na primeira parte da carreira de Gonzaga, que abrange os primeiros anos da década de 1940.

As partituras foram transcritas por Caldi a partir dos áudios originais, já que não havia registro escrito dessa fase da carreira de Luiz Gonzaga. Entre 1941 e 1947, ainda somente sanfoneiro, ele tocava com regionais de choro, como o de Canhoto, e gravou inúmeras composições, suas e de músicos da época como Ernesto Nazareth.

São choros, valsas, polcas, xamegos e mazurcas, que, a partir de agora, o público terá a chance de conhecer. “Gonzaga tinha uma veia prolífica de compositor de choros e de seus subgêneros. É um repertório maravilhoso, de mais de 40 músicas, onde ele mostra todo o seu virtuosismo no acordeon”, avalia Marcelo Caldi.

Iniciativa do Instituto Moreira Salles (IMS), a publicação vem acompanhada de um CD instrumental com 13 músicas, produzido por Caldi com recursos do Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012. Paralelamente ao lançamento do livro, o IMS põe no ar um site especial dedicado a essa fase inicial da carreira de Gonzagão. As composições que estão no livro ficarão disponíveis na versão original – a dos discos de 78 rotações – tocadas pelo próprio músico.

Caldi considera que, apesar de se distinguirem do restante da obra de Gonzaga, essas primeiras gravações já trazem a marca do compositor. “Dentro desse repertório inicial, ele conseguia de alguma maneira expressar um pouco de seu sotaque sertanejo, mas não completamente porque o choro é um gênero essencialmente carioca”, diz.

Instrumentista da nova geração, Caldi estará à frente do show, a partir das 20h, no Teatro III do CCBB, tocando na sanfona músicas como Véspera de São João, Aquele Chorinho e Sanfonando. No acompanhamento, os músicos Fábio Luna (percussão e flauta), Luís Barcelos (bandolim) e Nando Duarte (violão de sete cordas).

O show de lançamento do livro faz parte da programação do CCBB-RJ, que celebra o centenário de Gonzagão. Focada no resgate do repertório instrumental do Rei do Baião e intitulada Um Natal Para Luiz Gonzaga, a programação será aberta hoje (13), às 20h, com os sanfoneiros Bebê Kramer e Kiko Horta. Do repertório, fazem parte, entre outras músicas, clássicos de Gonzaga, como Asa Branca e Qui nem jiló, o choro 13 de Dezembro (parceria de Luiz Gonzaga com Zé Dantas) e uma homenagem a Sivuca, outro mestre da sanfona.

Antes do show, haverá um bate-papo sobre a vida e a obra do Rei do Baião, com os escritores Jonas Vieira e Simon Khoury, autores do livro Gonzagão e Gonzaguinha: Encontros e Desencontros. Os ingressos para Um Natal para Luiz Gonzaga, a preços populares, custam R$ 6, a inteira, e R$ 3, a meia. O CCBB-RJ fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro do Rio.

Edição: Tereza Barbosa

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário