one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, diz que Paraguai só volta à Unasul após novas eleições presidenciais

Imagem:

Compartilhar:

República Dominicana e Brasil negociam ampliação de parcerias econômicas

Criado em 20/12/12 16h21 e atualizado em 20/12/12 16h49
Por Renata Giraldi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Antonio Patriota
Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília – A República Dominicana quer ampliar as parcerias com o Brasil nas áreas de infraestrutura, fabricação de móveis, ciência e tecnologia, assim como energia e educação. O tema foi assunto hoje (20) da reunião dos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e da República Dominicana, Carlos Morales Troncoso. Este ano haverá recorde histórico no comércio bilateral, pois o volume registrado até novembro foi US$ 481 milhões.

 
Patriota disse que há disposição por parte do Mercosul de atrair a participação da República Dominicana para o bloco. Segunda maior economia da América Central e do Caribe, a República Dominicana, no ano passado, completou oito anos consecutivos de crescimento, registrando índice anual superior a 4%. O país é o quarto maior destino de financiamentos oficiais brasileiros.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil produziu material informativo com as principais oportunidades de negócio com a República Dominicana.

Apenas durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, o presidente da República Dominicana, Danilo Medeiros, já esteve três vezes no Brasil, enquanto o chanceler dominicano disse ter “admiração especial pelo Brasil”, pois parte de sua família é brasileira. Ele é neto do ex-presidente Jânio Quadros (morto em  1992).

“Queremos incrementar essa relação porque a República Dominicana fica a apenas cinco horas do Brasil”, ressaltou o chanceler dominicano. “Queremos aumentar os intercâmbios, inclusive culturais, e aprender muito com o Brasil”.

Por cerca de duas horas, Patriota e Troncoso analisaram também a possibilidade de troca de experiência para a consolidação dos projetos de inclusão social e cooperação de energia. Várias empresas brasileiras já atuam na República Dominicana, principalmente as de construção civil, como a Camargo Corrêa e a Odebrecht, e de calçados, roupas e bebidas.

Paralelamente, os chanceleres negociam avançar na execução de um projeto elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a produção de etanol na cidade dominicana de San Pedro de Marcorís. Também foram analisados os números relativos ao turismo. Cerca de 83 mil turistas brasileiros já visitaram o país, especialmente as praias de Punta Cana, região considerada um paraíso natural.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário