one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


moradores de rua

Imagem:

Compartilhar:

Sul e Sudeste concentravam maioria das entidades de assistência social em 2010

Criado em 05/12/12 10h05 e atualizado em 05/12/12 11h38
Por Flávia Villela Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Desigualdade social
Além da pobreza, essas entidades atuavam nas áreas de combate à violência, a abusos, à exploração sexual e à falta de acessibilidade. (Lucas Braga/Creative Commons)

Rio de Janeiro – Aproximadamente 76% das fundações privadas e associações sem fins lucrativos com atividades de assistência social estavam localizadas nas regiões mais ricas do Brasil (Sul e Sudeste) em 2010. Do total, a maioria estava sediada nos grandes centros urbanos, onde as desigualdades mais acentuadas levam à vulnerabilidades sociais. Os dados fazem parte do Perfil das Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos em 2010, divulgado hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em 2010, existiam 290,7 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos, o que representava 52,2% das cerca de 557 mil entidades sem fins lucrativos e 5,2% do total de 5,6 milhões de entidades públicas e privadas, lucrativas ou não.


Leia também:

Mulheres são maioria entre empregados de fundações privadas, mas ganham menos

Maioria das fundações privadas e associações sem fins lucrativos tem cunho religioso
 

A Região Sudeste, mais populosa do país, com mais de 42% dos habitantes, concentrava a maior parte dessas instituições (44,2%), seguida da Nordeste (22,9%). O Sul, com 14% da população brasileira, concentrava 21,5% das fundações privadas e associações sem fins lucrativos no país. No Norte, com 8,3% dos brasileiros, estavam 4,9% das instituições com esse perfil.

Além da pobreza, essas entidades atuavam nas áreas de combate à violência, a abusos, à exploração sexual, à falta de acessibilidade, entre outros problemas. Apenas 8,2% de todas as fundações privadas e associações sem fins lucrativos no país desenvolviam ações de educação e pesquisa e saúde. A participação de entidades de meio ambiente e proteção animal representava menos de 1% do total.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário