one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota

Imagem:

Compartilhar:

Suspensão do Paraguai do Mercosul será mantida, diz Patriota

Criado em 06/12/12 15h08 e atualizado em 06/12/12 15h28
Por Renata Giraldi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, diz que Paraguai só volta à Unasul após novas eleições presidenciais (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Brasília –  O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (6) que será mantida a suspensão do Paraguai do Mercosul até as eleições gerais no país, em 21 abril. O assunto foi tratado durante a reunião de chanceleres do bloco, no Palácio Itamaraty.  Patriota acrescentou que o Mercosul e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) vão “trabalhar de mãos dadas”, no monitoramento do processo eleitoral no Paraguai.

“Não há alteração da suspensão”, sintetizou Patriota, lembrando que o Mercosul e a Unasul tomam decisões de forma alinhada, reduzindo as possibilidades de divergências. Na semana passada, a Cúpula dos Chefes de Estado e Governo da Unasul, que ocorreu em Lima, no Peru, decidiu manter a suspensão do Paraguai. Os líderes concluíram que não houve fato novo que motive a revogação da medida.

Patriota acrescentou que: “Houve uma conversa sobre a situação do Paraguai com o propósito de os chanceleres continuarem examinando e acompanhando a situação, conforme a decisão de Mendoza [quando houve a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul na Argentina] adotada pelos presidentes do Mercosul”.

Para os presidentes, ocorreu no Paraguai o rompimento da ordem democrática, quando o então presidente Fernando Lugo foi destituído do cargo, em 22 de junho, num processo que durou menos de 24 horas. Uma semana depois, no dia 29, Unasul e Mercosul decidiram suspender o país do bloco, até que um novo presidente fosse eleito.

Integram a Unasul a Bolívia, Colômbia, o Equador, Peru, a Argentina, o Brasil, Paraguai, Uruguai, a Venezuela, o Chile, a Guiana e o Suriname. São países observadores o Panamá e o México. O Mercosul é formado pelo Brasil, pela Argentina, pelo Uruguai, pela Venezuela e pelo Paraguai - que está suspenso. O Chile, o Equador, a Colômbia, o Peru e a Bolívia estão no grupo como países  associados.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário