one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sistema vai interligar as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP). Minuta do edital para escolha da tecnologia e do operador do veículo está sob consulta pública.

Imagem:

Compartilhar:

Trem de alta velocidade terá estação em Aparecida do Norte, diz presidente da EPL

Criado em 04/12/12 18h02 e atualizado em 04/12/12 18h09
Por Fernanda Cruz Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Trem-bala tem previsão de plena operação em 2020
Sistema vai interligar as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP) (Presidência da República)

São Paulo – O trem de alta velocidade (TAV) terá uma estação na cidade de Aparecida (SP), no Vale do Paraíba, informou hoje (4) o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. “É cláusula pétrea, não muda. Foi uma reivindicação de Aparecida para que tivesse e foi assumido um compromisso de fazer”, disse.

O presidente da EPL rebateu questionamentos sobre a inviabilidade da estação em Aparecida em função de baixa demanda. “Quem fala isso não tem uma visão adequada do que é Aparecida”, disse Figueiredo durante seminário promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) na capital paulista.

De acordo com o presidente, a demanda gerada pelo município para o TAV será maior no chamado contrafluxo, em datas festivas. “É exatamente quando você tem um feriado, em que as pessoas não se deslocam para o trabalho, que você tem uma grande demanda”, explicou.

A expectativa de Figueiredo é que o Tribunal de Contas da União (TCU) delibere amanhã (5) sobre a proposta de modelagem do TAV. “Se isso ocorrer, na próxima semana soltamos o edital [da licitação]”, disse.

Em janeiro do próximo ano, deve ser lançada a primeira fase da contratação do projeto de engenharia para o TAV que ligará São Paulo, Campinas (SP) e Rio de Janeiro. “Vamos contratar uma empresa integradora, que vai nos ajudar a contratar todo o projeto executivo de engenharia. O nosso cronograma é começar a obra do trem de alta velocidade em 2014”, disse.

Segundo Figueiredo, embora o prazo contratual de conclusão do projeto seja, na primeira fase, no máximo 2020 e os esforços estarão voltados para que o TAV seja entregue até 2018.

O presidente disse que o Programa de Investimentos em Logística lançado no dia 15 de agosto, prevendo aporte de R$ 133 bilhões em 25 anos, não será o único plano de incentivos ao setor. “Não podemos considerar que isso esgota a nossa necessidade de investimento em infraestrutura e logística”, disse. “A EPL está trabalhando para disponibilizar para a presidenta [Dilma Rousseff] um novo programa, no final do ano”.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário