one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O avião da Força Aérea Brasileira com o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer chegou às 22h04 ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janiero

Imagem:

Compartilhar:

Velório de Niemeyer é aberto ao público na sede da prefeitura do Rio

Criado em 07/12/12 09h05 e atualizado em 07/12/12 10h11
Por Vitor Abdala Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Niemeyer - velório
O avião da Força Aérea Brasileira com o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer chegou às 22h04 ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janiero (Foto: Tania Rego/ABr)

Rio de Janeiro - O velório do arquiteto Oscar Niemeyer foi aberto ao público por volta das 8h30, no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio de Janeiro, em Botafogo, na zona sul. O caixão está exposto no Salão Nobre do Palácio da Cidade. O público poderá se despedir do arquiteto até as 15h. Depois de uma missa, o corpo de Oscar Niemeyer será enterrado por volta das 17h no Cemitério São João Batista, também em Botafogo.

O ex-presidente de Cuba e líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, e o seu irmão, Raúl Castro, que atualmente preside o país, mandaram coroas de flores como homenagem a Niemeyer, que era comunista. “Ao incondicional amigo de Cuba”, diz a mensagem escrita na faixa da coroa de flores enviada por Fidel.

Por enquanto, poucas pessoas estão no local do velório para dar o último adeus ao mestre da arquitetura moderna. A estudante de arquitetura Gisela Aguiar aguardava às 7h45 a abertura do velório ao público. “Sou de Brasília e vim prestar a última homenagem. As obras de Niemeyer são únicas e pioneiras, como os palácios do Planalto e da Alvorada. Minha preferida é a Catedral de Brasília.” Pouco antes da liberação da entrada do público, o governador fluminense, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foram ao velório, que começou na noite de ontem (6) para parentes e amigos do arquiteto.

O arquiteto morreu na noite de quarta-feira (5), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15.

Veja aqui galeria com imagens das principais obras de Niemeyer.


Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário