one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Há dez anos está em vigência no país a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência

Imagem:

Compartilhar:

Virada Inclusiva espalha atividades para portadores de deficiência em SP

Criado em 02/12/12 16h57 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Flávia Albuquerque Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Acessibilidade
Virada Inclusiva oferece mais de 800 atividades em locais com acessbilidade (Governo da Bahia/Creative Commons)

São Paulo – Inspirada na Virada Cultural e aproveitando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que está sendo comemorado desde sábado (1º), a 3ª Virada Inclusiva – Participação Plena oferece atividades diversas de cultura, esporte e lazer a pessoas com e sem deficiência em vários pontos da capital paulista e em muitas cidades do interior. São mais de 800 atividades desenvolvidas em locais com acessibilidade física de comunicação garantida para que todos participem ou acompanhem as atividades em igualdade de condições.

A Virada Inclusiva é organizada em conjunto por órgãos públicos e instituições da sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e conta com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico e esportivo.

Em um dos pontos de atividades no Parque do Ibirapuera, na capital, a Fundação Procon-SP prestava orientação aos consumidores que tivessem dúvidas sobre diferentes assuntos. Segundo a técnica da Fundação Procon-SP Adriana Queiroga, os consumidores que quisessem poderiam, inclusive, dar entrada em processos de reclamação na unidade móvel disponível no parque. “Quem tem a documentação completa pode abrir aqui mesmo. Também estamos orientando as pessoas quanto a seus direitos”, disse Adriana.

De acordo com Adriana, as demandas levadas pelos portadores de deficiência são semelhantes àquelas que os não portadores levam ao Procon-SP. No Ibirapuera, os técnicos distribuíram um audiolivro do Código de Defesa do Consumidor para os portadores de deficiência visual.

Em um outro ponto do parque, profissionais da saúde mediam a pressão arterial e a circunferência abdominal dos interessados, além de prestar a eles orientações sobre mudanças de hábitos alimentares e de vida. O quiosque é permanente no parque, mas, durante a Virada Inclusiva, mudou um pouco o foco de suas ações voltando-as para a promoção. “Aqui damos todas as orientações com relação aos riscos que esses fatores podem oferecer para a pessoa. Temos nutricionista, médico, psicólogo, educador físico”, informou a supervisora do Programa Saúde no Esporte, Marleine Costa.

Ela disse que hoje o quiosque tinha recebido poucas visitas de pessoas com deficiência. “O mais importante é tirar essas pessoas de casa, estimulá-las a fazer atividades físicas e a mudar seus hábitos alimentares." Para Marleine, é "superimportante" também falar sobre a sociabilização que a atividade física proporciona.

A Virada Inclusiva termina amanhã (3).

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário