one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Agricultura institui plataforma de gestão agropecuária informatizada

Criado em 28/08/15 23h50 e atualizado em 29/08/15 00h05
Por Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil Fonte:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instituiu hoje (28) a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), sistema público informatizado de rastreabilidade do rebanho do país, da movimentação dos animais e da produção agrícola, bem como na inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, de acordo com instrução normativa divulgada do Diário Oficial da União desta sexta-feira.

“A partir de agora, os estados e o Distrito Federal poderão fornecer regularmente ao ministério dados [da agropecuária] para um banco único de informações”, disse o coordenador de Articulação Institucional da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Diego Costa.

O desenvolvimento da PGA é resultado de parceria do ministério com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

Ela vai gerir e disponibilizar informações sobre os diferentes setores do agronegócio brasileiro, como a defesa agropecuária. A plataforma também poderá ser usada por unidades da Federação que ainda não disponham de sistema informatizados.

Segundo Diego Costa, a ferramenta vai disponibilizar relatórios e informações sobre o setor agropecuário, como a quantidade de animais por estados e municípios. Além disso, permitirá o controle e uso de códigos de identificação única das diferentes espécies de animais e a rastreabilidade individual de bovinos.

Os agropecuaristas poderão pesquisar na plataforma dados sobre a área de suas propriedades, o saldo de animais, as guias de trânsito – entradas e saídas – e as vacinações aplicadas.

Embora tenha sido instituída hoje, a plataforma já conta com 4 milhões de estabelecimentos rurais cadastrados. Isso porque vinha sendo alimentada, desde 2009, com dados do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário