one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aposentados fazem caminhada no centro do Rio para defender seus direitos

Criado em 27/08/15 19h22 e atualizado em 27/08/15 19h40
Por Da Agência Brasil Fonte:


A Associação dos Aposentados e Pensionistas do Rio de Janeiro (AAPRJ) promoveu hoje à tarde (27), na Avenida Rio Branco, região central do Rio, a sua 1ª Caminhada pelos Direitos dos Aposentados e Pensionistas para alertar a população sobre os direitos dos inativos e as recentes mudanças na legislação, que afetam diretamente a eles.

De acordo com a associação, a maior reclamação dos aposentados é quanto ao reajuste da aposentadoria em percentual inferior ao do salário mínimo, que em 2014 foi de 6,23%. Eles querem ainda o fim do fator previdenciário no cálculo do benefício, o julgamento da desaposentação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o fim da medida provisória 672, que prorroga a política de reajuste do salário mínimo por mais quatro anos, e na qual foi inserida emenda estendendo a mesma correção para os aposentados da Previdência Social.

Com muitos jovens na passeata, o movimento foi pacífico. Segundo a presidenta do conselho fiscal da AAPRJ, Jaqueline Carneiro, a presença dos mais novos é para que haja a conscientização dos problemas que afetam os idosos, além de “comprar” a luta deles.

“É legal ter a presença desse público mais jovem porque os idosos, se não virem um esforço de todas as partes, acabam se acomodando e se conformando com a situação. Então fazemos isso para que eles vejam que todos estão preocupados com essa situação. Muitos deles [aposentados] praticamente não recebem salário hoje em dia, por conta dessas mudanças. Queremos um reajuste digno para a classe”.

O aposentado Almir Romão, 75 anos, elogiou a passeata, porém lamentou as mudanças que ocorreram recentemente. Almir classificou como “descaso do governo” a atual situação dos aposentados e pensionistas. O também aposentado Heronildo José, 69 anos, fez coro com Almir e reclamou pela queda do valor da aposentadoria. Segundo Heronildo, ele se aposentou ganhando seis salários mínimos e hoje recebe somente dois mínimos: “Só vem caindo. Está cada vez pior”.

Heronildo também comemorou a presença dos mais jovens na caminhada, porém disse estar sem esperanças para o futuro de seus netos: “É bacana ver que eles estão com a gente e pensando no futuro. Mas eu, sinceramente, estou sem esperança nenhuma. Se eu estou passando por isso hoje, imagina o que vai acontecer com meus netos? Temos que dar um basta nisso o quanto antes para que ainda haja uma solução”.

Procurado pela Agência Brasil, o Ministério da Previdência e Assistência Social não se manifestou sobre as reivindicações dos aposentados e pensionistas até o fechamento desta matéria,


 

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário