one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo canadense pede repatriação de jornalista preso no Egito

Criado em 29/08/15 17h02 e atualizado em 29/08/15 17h42
Por Agência Brasil

O Canadá exigiu hoje (29) a libertação “imediata e sem condições” de Mohamed Fahmy, repórter canadense da emissora de televisão Al-Jazeera, do Qatar. Fahmy e outros dois jornalistas da emissora -–o australiano Peter Greste e o egípcio Baher Mohamed  – foram condenados a uma pena de três anos de prisão pela Justiça do  Egito por divulgarem “informações falsas” e por trabalharem no país em 2013 sem ter autorização para a atividade.

Na decisão proferida neste sábado, a Justiça egípcia afirmou que os três não são jornalistas, por não terem sido encontrados seus registros profissionais, e os acusou de apoiar, em seus textos, a Irmandade Muçulmana do ex-presidente egípcio Mohamed Morsi, destituído e preso em 2013.

“O governo do Canadá continua pedindo ao governo egípcio para usar todos os meios à sua disposição para resolver o caso de Fahmy e permitir seu regresso imediato ao Canadá”, disse a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros canadense, Lynne Yelich. Em comunicado, Lynne Yelich destacou que o governo canadense está discutindo o assunto com altos representantes egípcios e que os contatos em torno de uma negociação serão mantidos.

Em janeiro, o então ministro dos Negócios Estrangeiros do Canadá, John Baird, tentou a repatriação de Mohamed Fahmy mas, semanas depois, renunciou ao cargo. Os serviços consulares mantém a assistência ao jornalista canadense para garantir que ele seja tratado “da mesma maneira que qualquer outro cidadão estrangeiro”, destacou a nota.

Mohamed Fahmy e Baher Mohamed foram detidos hoje depois da leitura do veredito. O australiano Peter Greste não participou do julgamento porque o governo australiano conseguiu sua repatriação em fevereiro. Em Sidney, Greste classificou a sentença de  “escandalosa” e afirmou que não há provas contra os três. "Vamos continuar a lutar", afirmou.

A defesa de Mohamed Fahmy informou que vai tentar se reunir com autoridades do governo egípcio para tentar um indulto presidencial e a deportação do jornalista. Segundo o Comitê para a Proteção de Jornalistas, pelo menos 18 profissionais de imprensa estão detidos no Egito.

*Com informações da Agência Lusa

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário