one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Grupo interministerial vai discutir transporte de cabotagem

Criado em 28/08/15 20h01 e atualizado em 28/08/15 20h20
Por Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil Fonte:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou e instalou ontem (27) um grupo de trabalho para discutir o transporte de cargas entre portos marítimos e fluviais do país. Com participação do Ministério dos Transportes, Casa Civil e Secretaria de Portos, o grupo tem por objetivo desburocratizar e dar maior competitividade à navegação de cabotagem.

A próxima reunião está agendada para quinta-eira (3), conforme informou hoje (28) a assessoria da ministra Kátia Abreu, adiantando que a divisão do trabalho foi definida em duas etapas.

Na primeira, o grupo interministerial, coordenado pelo secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, analisará os serviços de praticagem (auxílio para manobra segura das embarcações nos portos) e discutir formas de reduzir a burocracia na cabotagem.

Em um segundo momento, o grupo interministerial tratará de desonerações para navegação de cabotagem, da eventual isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, Serviços e Bens (ICMS) do bunker (combustível viscoso e com alto teor de enxofre usado em motor de navio) e da bandeira das navegações.

De acordo com o comunicado do ministério, Kátia Abreu disse que a burocracia excessiva é um dos principais gargalos da navegação de cabotagem. Segundo ela, enquanto uma carga transportada por caminhão precisa de quatro documentos para atravessar o país, na cabotagem são necessários 12.

O grupo também buscará isonomia para os preços do diesel e do bunker. Análise preliminar do grupo revela que a diferença de preços desses produtos tem reduzido a capacidade de competição da navegação de cabotagem.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário