one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Justiça afasta gestores de cidade paraense acusados de desviar R$ 38 milhões

Criado em 31/08/15 18h40 e atualizado em 31/08/15 18h40
Por Da Agência Brasil Fonte:

A Justiça Federal no Pará afastou do cargo a procuradora jurídica, um diretor e a secretária de Fazenda do município de Tucuruí, a 450 quilômetros de Belém,  acusados de desviar R$ 38 milhões em verbas da prefeitura.

As investigações do Ministério Público Federal (MPF) indicam que os três assinaram um contrato com uma empresa de fachada para locação de caminhões e maquinário. Segundo os investigadores, a empresa foi contratada em 2010 pela prefeitura e desde então foram assinados quatro termos aditivos ao contrato.

“A prefeitura efetuou o pagamento dos valores para uma empresa que não existe, que não tem maquinário, para prestar serviços de caso de terraplanagem e asfaltamento, entre outros”, disse o procurador da República Luiz Eduardo Smaniotto.

Para Smaniotto, o valor supostamente desviado é assustador. “A sensação de impunidade que assola os nossos gestores é tamanha que as prefeituras se tornam cada vez mais despreocupadas em proteger e acobertar os ilícitos”, afirmou.

A Promotoria chegou a pedir a prisão preventiva dos envolvidos, mas a Justiça entendeu que não há risco de fugirem e não deferiu o pedido. As investigações envolvendo o prefeito da cidade, Sancler Ferreira, foram remetidas ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, por causa do foro privilegiado.

“O próximo passo da investigação é buscar o rastreamento dos recursos, além dos novos pedidos de medidas cautelares. Provavelmente, os valores foram pagos em dinheiro, porque não ficam em contas. São investidos em imóveis e viagens”, finalizou o procurador.

Procurada, a prefeitura de Tucuruí não atendeu aos telefonemas das Agencia Brasil.

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário