one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mutirão de conciliação gera arrecadação de R$ 1,7 bilhão à prefeitura do Rio

Criado em 28/08/15 15h28 e atualizado em 28/08/15 15h45
Por Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil* Fonte:

Mais de 30 mil contribuintes participaram do Concilia Rio, mutirão de negociação fiscal para processos de Dívida Ativa do Município, o que levou à arrecadação de R$ 1,7 bilhão para o Rio de Janeiro. Foram 12 dias de trabalho, encerrados hoje (28), no Centro de Convenções SulAmérica, no centro da cidade, próximo à prefeitura.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, que participou do encerramento do mutirão, foram retirados de tramitação 87 mil processos de execução fiscal, o que corresponde a metade das ações ajuizadas em todo o estado. De acordo com ele, o município não está em crise, mas houve queda na arrecadação.

“Não é uma situação de penúria, mas é óbvio que você tem queda na atividade econômica, queda na arrecadação, frustração de receita, principalmente quando a cidade está investindo tanto com recursos do Tesouro municipal, então é muito importante nesse momento esse avanço”.

Paes anunciou a prorrogação por tempo indeterminado do Concilia Rio, com a negociação a ser feita nas lojas da dívida ativa, na 2ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ou nos postos temporários que a prefeitura vai montar. Podem ser negociados os débitos de todos os tributos municipais, como IPTU, ISS, ITBI e taxas, incluindo multas administrativas. Quem quitar o débito à vista tem desconto de 60% e quem optar pelo parcelamento tem de 10% a 40%, de acordo com o número de parcelas, além de isenção de todos os encargos moratórios.

No encerramento do mutirão, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Camilo Ruliere, anunciou que o programa será levado para os outros 91 municípios do estado. A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Nancy Andrighi, idealizadora do programa de conciliação na área de execução fiscal, recebeu 40 prefeitos e procuradores para explicar os detalhes do projeto e agilizar a implantação.

De acordo com a ministra, as prefeituras podem acirrar a cobrança dos contribuintes devedores, para reduzir o impacto causado pela diminuição das receitas, o que beneficia ambas as partes. “Sempre que se passa na vida uma situação de penúria, o primeiro pagamento que a gente suspende são os impostos, porque ele não é uma questão de sobrevivência, então isso tende a fazer com que aumente o ajuizamento de ações. Mas eu penso que, com esse programa, o prefeito tem esse benefício, ele vai poder fazer esse mutirão e tentar recolher para os cofres públicos aquilo que está pendente na justiça”.

O mutirão Concilia Rio foi o primeiro ato conjunto de órgãos públicos para a conciliação na área de execução fiscal no estado, mas a iniciativa já existe em cinco estados, segundo a ministra Nancy Andrighi.

* Colaborou Dylan Araujo, repórter do Radiojornalismo

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário