one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Oliver Sacks

Imagem: Mars Hill Church Seattle / Flickr / CC

Compartilhar:

Neurologista e escritor britânico Oliver Sacks morre aos 82 anos

Criado em 30/08/15 14h00 e atualizado em 30/08/15 14h29
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O neurologista e escritor britânico Oliver Sacks morreu hoje (30), na casa dele, em Nova York, aos 82 anos. O autor, reconhecido tanto pelo público em geral como pela comunidade científica, vendeu mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos. A obra Tempo de Despertar (1973), sobre um grupo de doentes com casos raros de encefalite, foi adaptada ao cinema em 1990 com a interpretação dos atores Robin Williams e Robert De Niro.

O Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu é outro título conhecido de Sacks que foi traduzido para o português.

A assistente pessoal de Sacks, Kate Edagr, confirmou à informou a edição online do jornal The New York Times que a causa da morte foi um câncer diagnosticado há nove anos.

Em artigo publicado em fevereiro no The New York Times, Sacks, que nasceu em Londres, anunciou que o tumor que tinha em um olho, e do qual pensava estar curado, tinha formado metástase no fígado e estava em fase terminal. Oliver Sacks ficou cego desse mesmo olho, após sessões de radioterapia e um tratamento a laser.

Nos seus livros, Oliver Sacks tentava explicar aos leitores síndromes como o de Tourette ou de Asperger. O escritor recebia mais de 10 mil cartas por ano.

Em fevereiro, no texto publicado no The New York Times, dirigiu-se aos leitores e afirmou: “Devo decidir como viver os meses que me restam. Tenho de vivê-los da maneira mais rica, intensa e produtiva que conseguir”.

No mesmo texto, descreveu a sua vida como um “privilégio” e uma “aventura” e disse que não podia fingir que não sentia medo perante os fatos. “Mas o sentimento que prevalece em mim é a gratidão”, escreveu Oliver Sacks.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário