one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Câmara: prioridade esta semana será manter vetos presidenciais, diz Guimarães

Criado em 31/08/15 22h11 e atualizado em 31/08/15 22h23
Por Luciano Nascimento Fonte:

Após o governo ter apresentado hoje (31) o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), com a previsão de deficit primário de R$ 30,5 bilhões, o equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e ter acenado o diálogo com o Congresso Nacional para buscar reverter a situação, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse que a prioridade do governo esta semana será evitar a derrubada de vetos presidenciais que possam trazer mais despesas para União.

“Há um deficit, e nós queremos abrir um diálogo com o Congresso Nacional, e é, por isso, que a peça orçamentária está sendo construída com tamanho diálogo que ajudará a nós, no Senado e na Câmara, principalmente na Câmara, a não votar vetos e matérias que criem despesas no governo”, disse Guimarães, após reunião da presidenta Dilma Rousseff com líderes da base aliada.

O líder defendeu a ajuda por parte do Congresso nacional que, na quarta-feira (2), deve se reunir para apreciar os vetos presidenciais, entre eles está o veto total da presidenta ao projeto de Lei que previa reajustar os salários dos servidores do Poder Judiciário em até 78,56%, além dos vetos parciais ao projeto de lei que estende a política de reajuste do salário mínimo a todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o projeto que muda o cálculo do fator previdenciário.

“A prioridade da semana é abrir o debate sobre a LOA, o PPA [Plano Plurianual] e, principalmente, sobre os vetos, e que a nossa expectativa é para mantê-los, porque você não pode botar com uma mão e tirar com a outra”, afirmou o líder.

A manutenção dos vetos foi defendida também pelo presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Ricardo Barros (PP-PR). Segundo ele, a atitude do governo de mandar o Orçamento com deficit demonstra que o Congresso Nacional deva manter os vetos. “Quando ela [Dilma] vinha vetando aumento de despesas, inclusive o aumento de servidores do Judiciário, fez porque era uma restrição da capacidade de pagamento e agora, talvez, [o Congresso] prefira manter o veto já sabendo que, se não fizer, vai impactar ainda mais o deficit primário que já tá aqui”, disse. 

Barros afirmou ainda que o momento é de se ter uma “consciência coletiva de que há um problema no país e que todos têm que contribuir para o ajuste”.

Para Guimarães, o fato de o governo encaminhar a peça orçamentária com deficit foi um gesto de transparência. Segundo o líder, na reunião que ele classificou como didática, Dilma apresentou os dados da peça orçamentária aos líderes da base aliada que, além do deficit, prevê uma inflação menor, de 5,4% e fixa o salário-mínimo em R$ 865,50.

De acordo com a proposta orçamentária, inflação só atingirá 4,5%, que é o centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a partir de 2017. “É um marco o governo encaminhar para o Congresso e falar com toda a transparência”, afirmou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário