one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Into promove campanha para doação de sangue no Rio

Criado em 31/08/15 13h24 e atualizado em 31/08/15 13h25
Por Da Agência Brasil Fonte:

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) realiza, de hoje (31) a sexta-feira (4), campanha para aumentar o número de doadores de sangue do HemoInto, banco de sangue do instituto, que está completando dois anos. O serviço foi inaugurado para garantir suprimento de hemoderivados a pacientes do próprio Into, órgão do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, e para abastecer outras unidades que precisem de doações.

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto, no período da campanha, a distribuição de folhetos explicativos sobre a importância da doação e a utilização de mídias sociais e do circuito interno de TV serão intensificadas nas dependências do órgão, onde cerca de 10 mil pessoas circulam todos os dias entre pacientes, acompanhantes, visitantes, fornecedores e funcionários.

A assistente social do HemoInto, Daniele Barros, 35 anos, afirmou que a greve que atinge os hospitais federais do Rio tem contribuído para a redução do número de doações. Ao mesmo tempo, as cirurgias continuam sendo feitas, o que provoca um desequilíbrio no estoque da unidade.

“Acreditamos que isso [a greve] tem sido um agravante para a escassez de doadores. As pessoas veem que o instituto está parado, aí concluem que nada está funcionando. Muito pelo contrário. O banco de sangue continua funcionando normalmente e precisando demais dessas doações”, acrescentou Daniele.

O coordenador assistencial do Into, Naasson Cavanellas, reforçou a importância que as doações têm para o banco de sangue e para os pacientes. “Temos uma preocupação constante com o estoque de sangue, porque aqui realizamos cirurgias eletivas, que podem ser marcadas, e não devem ser priorizadas em relação às situações emergenciais. Por isso, os estoques nunca podem estar baixos, senão só haverá sangue suficiente para as emergências”.

Para doar é preciso portar documento original de identidade, pesar acima de 50 quilos, não estar em jejum, apresentar bom estado de saúde e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 só poderão doar com autorização dos pais ou responsáveis legais. As doações para o HemoInto são feitas no prédio do Into, na Avenida Brasil,  500, São Cristóvão, zona norte do Rio. De segunda a quinta-feira, o funcionamento é das 8h às 15h. Na sexta-feira, das 8h às 12h.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário