one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nova Torre de TV Digital, em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Acordo prevê implantação de canais do Executivo na TV digital

Criado em 01/09/15 16h35 e atualizado em 01/09/15 16h51
Por Yara Aquino Fonte:

Um acordo de cooperação que prevê a implantação dos canais do Poder Executivo na TV digital aberta foi assinado hoje (1°) por ministros e representantes de empresas do governo federal. A intenção é que até 2019 os canais cheguem na TV digital aberta de todas as cidades com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.

 

A cerimônia de assinatura de acordo de cooperação para implantação dos canais de TV digital do Poder Executivo. (José Cruz/Agência Brasil)

A cerimônia de assinatura de acordo de cooperação para implantação dos canais do Poder Executivo na TV Digital aberta (José Cruz/Agência Brasil)

A transmissão em TV aberta será possível com a migração do sistema analógico para o digital e vai ampliar o alcance da população à programação. Na primeira fase do projeto, com duração até 2019, serão contemplados os 279 municípios com população acima de 100 mil habitantes, conforme o Ministério das Comunicações.

“O ideal é chegarmos a todos os municípios do Brasil. Esse é um passo ambicioso que deveremos cumprir posteriormente, mas desde já temos esse planejamento para chegar a todos os municípios com mais de 100 mil habitantes”, disse o ministro Berzoini.

Ainda em 2015, serão beneficiados Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. A partir de 2016, serão atendidos municípios onde já existe viabilidade técnica, considerando a disponibilidade de frequências, sendo sucedidos por aqueles onde for realizado o desligamento da TV analógica, de acordo com o ministério.

Berzoini disse que, ao estar disponível na TV aberta, os canais vão levar a uma parcela maior da população informações sobre políticas públicas, saúde e educação. “Quando você tem a TV aberta, qualquer cidadão que tenha receptor pode usufruir dessa programação que leva cultura, informações, ajuda estudantes a reforçar o ensino. No caso da saúde, levar informações sobre prevenção e informações a profissionais da saúde”, disse o ministro.

O acordo de cooperação reúne canais já existentes, como TV Escola e Canal Saúde, e aqueles criados pelo Decreto 5.820/06. O decreto determina que a União poderá explorar os serviços de radiodifusão em tecnologia digital do Canal do Poder Executivo, Canal da Educação, Canal da Cultura e Canal da Cidadania. Neste ano, foram assinadas portarias que regulamentam os canais da Educação e da Cultura.

O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, destacou a importância da medida para a democratização da comunicação e disse que é fundamental oferecer ao público conteúdo de qualidade. “Nossa tarefa é a produção de conteúdos de qualidade e que tenham atratividade”, afirmou o ministro.

O diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Américo Martins, que também assinou o acordo de cooperação, ressaltou que com o ato será possível levar informação de qualidade a mais brasileiros. “Vamos por meio desse ato levar canais como o da educação e o da cultura para a grande maioria do povo brasileiro”.

A EBC, com recursos originários dos órgãos que programam os canais, será a responsável pela aquisição de equipamentos, transmissão dos canais e manutenção da infraestrutura.

O acordo de cooperação tem a assinatura dos ministros das Comunicações, Ricardo Berzoini; da Secretaria de Comunicação, Edinho Silva; da Saúde, Arthur Chioro; da Educação, Renato Janine; e da Cultura, Juca Ferreira.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário