one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Economias emergentes devem estar atentas à China, diz diretora do FMI

Criado em 01/09/15 10h42 e atualizado em 01/09/15 10h45
Por Da Agência Lusa Fonte:

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que as economias emergentes devem estar atentas à situação econômica na China, que anunciou hoje (1º) a queda da produção industrial. Ela advertiu que o crescimento mundial este ano deverá ficar abaixo do previsto.

Em discurso na Universidade de Jacarta, Lagarde declarou que o crescimento mundial será provavelmente mais fraco do que o previsto, menos de dois meses depois de o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter revisto para baixo as previsões para 2015, que ficaram em 3,3%.

Segundo a diretora, os mercados emergentes, entre eles a Indonésia e o Brasil, foram particularmente atingidos pela desaceleração da China, segunda economia mundial.

Uma queda na procura chinesa de matérias-primas, ou seja, de exportações de que dependem muitas economias emergentes, teve consequências para esses países, dificuldades que foram agravadas com a recente desvalorização do yuan, a moeda chinesa.

O FMI espera que a Ásia estimule o crescimento mundial, mas o ritmo é menor que o previsto e ainda pode cair, afirmou Lagarde, insistindo na necessidade de "uma resistência maior".

A queda do crescimento chinês já era esperada e não foi brusca, acrescentou a dirigente do FMI, lembrando que a transição do país para uma economia maior de mercado era "complexa e pode ter sido um pouco caótica".

Para Lagarde, outras economias emergentes, incluindo a Indonésia, devem estar atentas para enfrentar um possível impacto da desaceleração da China e um endurecimento das condições financeiras mundiais".

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário