one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Estação ferroviária de Budapeste é fechada após saída de milhares de migrantes

Criado em 01/09/15 07h36 e atualizado em 01/09/15 08h04
Por Da Agência Brasil* Edição:Talita Cavalcante Fonte:

A estação ferroviária de Keleti, em Budapeste, na Hungria, de onde partiram ontem (31) centenas de migrantes rumo à Áustria e à Alemanha, foi fechada hoje (1º), informou a empresa de transporte BKK na rede social Facebook.

Desde as 9h locais (4h em Brasília) não partem nem chegam trens à estação, onde, segundo a agência de notícias MTI, registou-se anteriormente uma situação caótica com centenas de migrantes que tentavam acessar os trens que partiam para a Áustria ou para a Alemanha.

Esta manhã, a polícia impediu primeiro o acesso aos cais de embarque e depois acabou por fechar a estação, uma operação que durou uma hora, segundo o portal hvg.

Muitos migrantes estão acampados em Keleti e têm exigido que os deixem continuar viagem para destinos como a Alemanha ou países escandinavos.

Na segunda-feira, cerca de 2 mil conseguiram apanhar dois trens quando a polícia se retirou do local.

Hoje, depois de perceber que o acesso aos cais de embarque estava interditado, cerca de 200 pessoas protestaram gritando “Alemanha, Alemanha”.

Os migrantes que permaneciam em outras zonas de trânsito da cidade foram na segunda-feira à noite para Keleti para tentar entrar nos comboios.

A polícia austríaca estimou hoje que mais de 3.650 imigrantes tenham passado na segunda-feira pela estação Oeste de Viena (Westbahnhof) a caminho da Alemanha.

Imigração - Barreira de arame farpao no corredor dos Balcãs, entre a Turquia e a Hungria, considerada a entrada para a União Europeia

Barreira de arame farpao no corredor dos Balcãs, entre a Turquia e a Hungria, considerada a entrada para a UEEPA/Valdrin Xhemaj/Agência Lusa/Direitos Reservados

A Hungria, que faz parte do espaço de livre-trânsito comunitário Schengen, informou que desde o início do ano chegaram mais de 15 mil imigrantes ao seu território.

Para tentar travar a entrada de imigrantes, a Hungria terminou no sábado a construção de uma barreira de arame farpado com 1,5 metro de altura e 175 quilômetros de extensão na fronteira com a Sérvia, e está construindo outra, que terá quatro metros de altura e que deverá estar concluída em novembro.

Espanha e Alemanha

O presidente espanhol, Mariano Rajoy, adiantou nesta terça-feira que a Espanha está pronta para receber mais do que os 2.739 refugiados anunciados anteriormente. Porém, isso só ocorrerá se a Comissão Europeia e os países de origem cumprirem uma série de condições.

Rajoy falava numa coletiva de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim, no decorrer da cúpula informal hispano-alemã.

Ele chamou a Comissão Europeia a promover uma política comum de asilo e pediu que os países da UE aos quais os refugiados mais chegam (e de onde depois são transferidos para os países de acolhimento), tais como a Itália e a Grécia, construam centros de acolhimento para os refugiados.

Já a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que tanto os países-membros quanto a Comissão Europeia têm de assumir o desafio que representa o elevado fluxo de refugiados. Ela assegurou ainda que, neste momento, há consenso com o presidente espanhol, Mariano Rajoy.

"Estamos de acordo em como a política europeia de asilo tem de se aplicar. Nesse sentido os países-membros da UE têm uma responsabilidade, igual à da Comissão [Europeia], para com a definição de países seguros e a criação de centros de acolhimento, por exemplo, na Grécia e na Itália", disse Merkel.

A chanceler acrescentou que deve ser rápido o processo de tramitação para separar os migrantes com possibilidades de receber asilo daqueles que não têm praticamente nenhuma possibilidade.

"Os que não têm perspetivas têm que ser repatriados rapidamente e os que têm [condições] devem ser distribuídos de maneira justa entre os países-membros, tendo em conta a população e a capacidade econômica de cada país", destacou Merkel.

*Com informações da Agência Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário