one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Futuro do Brasil e do mundo é debatido por time de especialistas

Imagem:

Compartilhar:

Futuro do Brasil e do mundo é debatido por time de especialistas

Criado em 20/07/12 17h38 e atualizado em 25/07/12 20h51
Por EBC na Rede

Seminário O Brasil e o Mundo em 2022
Palestrantes reunidos na mesa redonda Mundo em Debate, a última do seminário promovido pelo BNDES (Foto: Rafael Tex / Especial para a EBC na Rede)

Esta foi a página da transmissão do seminário O Brasil e o Mundo em 2022, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de julho. Em pauta, o cenário para o país e o mundo em horizonte de uma década. O evento contou com a participação de um conceituado time de palestrantes, entre eles Barry Eichengreen, expert no sistema monetário internacional e eleito um dos 100 principais pensadores globais em 2011; e Dani Rodrik , especialista em globalização e desenvolvimento econômico.

O seminário trouxe ainda depoimentos inéditos de intelectuais que moldam o pensamento global contemporâneo, tais como: Alain Touraine (sociólogo), Alberto Manguel (ensaísta e romancista), Dominique Moisi (cientista político e escritor), Michel Mafesolli (sociólogo e escritor), Mike Davis (historiador e ativista político) e Noam Chomsky (lingüista, filósofo e ativista político).

As mesas redondas foram divididas entre especialistas que se debruçam sobre o desenvolvimento das novas e antigas potências econômicas. Os desafios da Europa e dos Estados Unidos foram destrinchados por Barry Eichengreen e por Wolfgang Munchau, editor associado do Financial Times e um dos maiores especialistas mundiais na zona do euro. As perspectivas para a China e o mundo árabe ficaram à cargo de Fan Gang, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica (NERI-China) e presidente do China Reform Foundation, e o ex-embaixador do Brasil em Pequim Affonso Celso de Ouro-Preto.

Sunil Khilnani, diretor do King's India Institute no King's College de Londres, e Vladimir Popov, escolhido um dos dez economistas e sociólogos russos mais influentes de 2000 a 2010, discutiram o futuro do subcontinente indiano, África e Leste Europeu. A fala sobre a perspectiva econômica do Brasil e América Latina foi feita pelo presidente do BNDES e especialista em economia industrial e internacional., Luciano Coutinho, e José Antonio Ocampo, professor da Universidade de Columbia.

Falando à EBC na Rede, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, apontou o papel do banco estatal no fomento ao crescimento brasileiro: "O BNDES deve continuar sendo, num cenário onde o
setor privado vai se desenvolver, um protagonista importante", aposta. "O banco vai continuar sendo o grande financiador de longo prazo e infra-estrutura e outras indústrias intensivas em capital". Assista:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário