one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Série audiovisual de ficção traz a família 4D como protagonista

Imagem:

Compartilhar:

Projeto Brasil 4D começa no DF no dia 17 de fevereiro

Criado em 14/02/14 18h25 e atualizado em 14/02/14 20h14

Família 4D
Série audiovisual de ficção traz a família 4D como protagonista (Divulgação)

A partir do dia 17 de fevereiro de 2014, famílias da cidade-satélite de Samambaia (DF), beneficiadas pelos programas Bolsa Família e DF Sem Miséria terão acesso a serviços do governo federal e do GDF, por meio do Brasil 4D.

O projeto, criado e desenvolvido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é o primeiro de uma TV pública do mundo a oferecer informações e serviços por meio da televisão aberta, digital e interativa. Até o mês de março serão 60 residências envolvidas na iniciativa.
 
Para participar, cada uma das famílias envolvidas recebeu treinamento, antena de TV e um set-top box - conversor digital que, acoplado à TV, permite a interatividade por meio do controle remoto. Com um simples toque no comando, será possível consultar informações sobre benefícios sociais, programas de apoio à mulher, vagas de emprego, oportunidades de capacitação profissional, calendário de vacinação, além de conteúdo e serviços bancários e de aposentadoria.

A interatividade proporcionada pela televisão digital, dentre outros objetivos, visa atender a necessidade de divulgação de políticas públicas, ampliando o conhecimento e a utilização das mesmas por parte da população de baixa renda. Esse novo canal de acesso, transmitido pela multiprogramação da TV Brasil Digital no Distrito Federal (Canal 2.1), permitirá que o usuário exercite a cidadania, proporcionando a inclusão digital e social.

O projeto terá duração de três meses e será acompanhado pelo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A ideia é aproveitar a oportunidade e fazer uma pesquisa de campo para saber quais canais estão sendo ou não assistidos, quais são os serviços mais acessados e o nível de interatividade do usuário. Outro objetivo é avaliar o impacto socioeconômico da utilização da TV digital pública como canal de acesso da população de baixa renda às políticas públicas. Para divulgar esses resultados, o Ipea fará um documentário.

Os canais foram divididos em quatro grandes áreas:

Assistência social – sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do GDF, o canal oferece informações a respeito do Cadastro Único e do Bolsa Família. Além disso, disponibiliza os endereços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Trabalho – contém informações oferecidas pela Secretaria do Trabalho do GDF sobre ofertas de empregos. Permite busca de vagas por grau de instrução e área de interesse, em um banco atualizado  diariamente. Traz ainda os endereços das Agências do Trabalhador, por cidade e por bairro.

Mulher –  apresenta informações sobre a Lei Maria da Penha e os tipos de Violência contra a Mulher (física, sexual, psicológica, moral e patrimonial); endereços e contatos  da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM),  do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e outros programas direcionados ao público.

Saúde –  contém informações sobre o Programa Saúde da Família, serviços oferecidos e endereços das clínicas e dos postos de saúde mais próximos. Conta ainda com o calendário de atendimentos da Carreta da Mulher nas Regiões Administrativas, por cidade e local.

As famílias terão ainda acesso a informações de políticas públicas geridas pelo Banco do Brasil, pela Caixa Econômica Federal, pelo Ministério da Saúde/ DataSUS, pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário