one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A repórter Nathália Mendes encontrou Gustavo indo pro trabalho de bicicleta. Ele pedala todo dia 1h30 por opção: "Ganho saúde", diz.

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que é o Dia Mundial Sem Carro

Criado em 21/09/12 09h12 e atualizado em 21/09/12 09h31
Por Portal EBC

Gustavo - Dia Mundial Sem Carro
No Dia Mundial Sem Carro, as pessoas buscam formas alternativas de transporte

Os problemas de mobilidade urbana das grandes (e médias) cidades e a preocupação com problemas ambientais do planeta são as principais motivações para o Dia Mundial Sem Carro. A ideia é que, anualmente, seja reservada uma data para as pessoas não utilizarem os veículos pessoais e fazer uso de formas alternativas de transporte (ônibus, bicicleta etc). A data escolhida para o Dia Mundial Sem Carro é 22 de setembro.

A campanha para que as pessoas deixem o carro em casa uma vez por ano aconteceu pela primeira na França em 1997. No Brasil, existe desde 2001. Naquele ano a campanha foi feita em 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Vitória (ES), Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Joinville (SC) e São Luís (MA).

EBC mostra como é andar sem carro em uma grande cidade
Veja relatos de quem curte e de quem não gosta da ideia do Dia Mundial Sem Carro

Onze anos após o início no Brasil, o Dia Mundial Sem Carro contou com a adesão das principais metrópoles do Brasil. Em São Paulo, ciclistas organizam passeios e algumas vagas de garagem serão utilizadas para atividades culturais. No Rio de Janeiro, o espaço onde carros são proibidos será aumentado. Em Curitiba, haverá sorteio de três bicicletas para quem deixar o carro em casa.

Com o crescimento do número de usuários da internet, o Dia Mundial Sem Carro saiu das ruas e chegou às redes sociais. Na data, o assunto se torna o assunto mais falado no Twitter. A hashtag que vai ser utilizada nesse ano é a #DNSC,  #diasemcarro, além da tradicional #diamundialsemcarro.

Números do trânsito assustam

Acidente Niterói - RJ
Com menos carros nas ruas, haveria menos acidentes? O #DiaSemCarro levanta esse questionamento também. (Aldenir Jacques/Jornalismo Participativo)

O Dia Sem Carro é a oportunidade para as pessoas se atentarem às estatísticas do trânsito. No Brasil, os números assustam. No ano passado, 40 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. Em São Paulo, o número excessivo de carros faz os paulistanos demorarem mais de duas horas (em média) para se locomover da casa para o trabalho.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário