one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Inmetro aprova portaria para treinamento de cães-guia

Imagem:

Compartilhar:

Inmetro certifica centros de treinamento para cão-guia

Criado em 06/09/12 16h16 e atualizado em 06/09/12 16h46
Por EBC Fonte:Ascom/Sedh

Inmetro aprova portaria para treinamento de cães-guia
A medida pode beneficiar milhares de brasileiros de forma a obter autonomia e segurança nas atividades da vida diária (Ze Carlos Barretta / Creative Commons)

Brasília - O Inmetro publicou no final de agosto duas portarias (nº 438 e 439) que definem requisitos técnicos para certificação voluntária dos centros de treinamento, treinadores e instrutores de cães-guia.
As novas normas são fruto das discussões em parceria com a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), atualmente Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência - SNPD, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e atende aos requisitos da portaria conjunta entre a Corde e o Inmetro (n° 460/2008).


A medida pode beneficiar milhares de brasileiros de forma a obter autonomia e segurança nas atividades da vida diária, como educação, trabalho e lazer. Conforme o censo do IBGE de 2010, no Brasil há 528 mil pessoas cegas e mais de seis milhões com grande dificuldade de enxergar.


O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência prevê a implantação, até 2014, de sete Centros de Treinamentos de Cães-Guia, nos estados de Santa Catarina (Camboriú), Minas Gerais (Muzambinho), Goiás (Urutaí), Sergipe (São Cristovão), Ceará (Limoeiro do Norte), Espírito Santo (Alegre) e Amazonas (Manaus).


Com os novos centros, o Brasil será incluído no grupo restrito de países que detêm essa tecnologia, podendo formar profissionais certificados como treinadores e instrutores para a formação de duplas (pessoa com deficiência visual e cão-guia), que hoje têm que se deslocar para outros países, gastando em  torno de US$ 25 a 30 mil.


A SDH e a SNPD estão entre os parceiros do Inmetro, bem como a ABNT, o Ministério da Educação e os Institutos Federais de Ensino, que irão abrigar os Centros Tecnológicos e os cursos de formação de treinador e instrutor de cães-guias.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário