one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Monteiro Lobato

Imagem:

Compartilhar:

Supremo decide se obra de Lobato é racista

Criado em 11/09/12 13h18 e atualizado em 11/09/12 14h03
Por Portal EBC

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, hoje (11), uma audiência de conciliação para discutir a polêmica adoção de livros de Monteiro Lobato pela rede pública de ensino. Um mandado de segurança apresentado pelo Instituto de Advocacia Racial (Iara) e pelo técnico em gestão educacional Antônio Gomes da Costa Neto alega que a obra de Monteiro Lobato tem “elementos racistas”.

Assista aqui matéria do Repórter Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A discussão envolve a obra Caçadas de Pedrinho. Em 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE) determinou que os livros não fossem mais distribuídos às escolas públicas. Para justificar a proibição, o conselho destacou trechos da obra. Um deles diz: "É guerra e das boas. Não vai escapar ninguém - nem Tia Anastácia, que tem carne preta". Outro trecho da obra narra que “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão.”

Mesmo com a determinação, o Ministério da Educação recomendou que o CNE reconsiderasse a decisão. Houve a anulação do veto, mas o Conselho indicou que as próximas edições do livro viessem acompanhadas de uma nota técnica que instruísse o professor a contextualizar a obra ao momento histórico em que ela foi escrita.

Ouça também reportagem da Radioagência Nacional:

O Instituto de Advocacia Racial informou que não quer a censura, mas tornar obrigatória a nota técnica e a formação dos educadores para que a obra seja utilizada de forma adequada na formação básica dos estudantes brasileiros.

A audiência  foi convocada pelo ministro do STF, Luiz Fux, relator do mandado de segurança, que pretende um entendimento entre as partes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário