one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presos amontoados em cela de presídio supelotado

Imagem:

Compartilhar:

Vinte anos após massacre do Carandiru, crime pode ficar impune

Criado em 27/09/12 21h02 e atualizado em 28/09/12 09h09
Por EBC Fonte:Sedh

imagem mostra cela superlotada
Somente atrás dos Estados Unidos, China e Rússia, o Brasil concentra 515 mil detentos em seu sistema prisional (Antonio Cruz/ABr)

Brasília - No próximo dia 2 de outubro, o massacre do Carandiru completa 20 anos sem que nenhum dos responsáveis tenha sido punido. “Nesses 20 anos não houve responsabilização dos 69 policiais militares que participaram da operação, sendo que alguns deles foram inclusive promovidos em suas funções”, destaca o comunicado do Comitê Nacional de Prevenção e Combate a Tortura.

No dia em que completa 20 anos do massacre, ocorrerá a prescrição da principal acusação em relação ao crime. Em junho de 2001, o coronel Ubiratan, responsável pela operação, foi inicialmente condenado a 632 anos de prisão por 102 das 111 mortes do massacre. Eleito deputado estadual  foi absolvido em 15 de fevereiro de 2006, por entendimento do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a que estava sujeito na condição de parlamentar.

Leia também: Perto de completar 20 anos, Massacre do Carandiru vai a julgamento em janeiro

“Com a prescrição do crime atribuído ao coronel Ubiratan, não será possível responsabilizar os outros agentes a ele subordinados e o massacre ficará impune”, aponta o comunicado. O caso foi levado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, “solicitando-se investigação completa, indenização das vítimas e a necessidade de se repensar a política penitenciária nacional”, cobra o documento.

Tortura nos presídios

O documento divulgado pelo Comitê também aponta preocupação com a continuidade da prática de tortura nos presídios brasileiros. “Tal cenário é intensificado pela ausência de mecanismos de monitoramento de instituições que oportunizam a tortura e os maus-tratos”, aponta o documento. O comitê também destaca que o problema não é um caso isolado e aponta que a recente prisão arbitrária dos integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba, durante visita a um estabelecimento prisional na cidade de João Pessoa “demonstram a perpetuação de práticas violentas, autoritárias e abusivas por parte dos agentes de Estado”.

Massacre

O massacre do Carandiru, ocorreu em 2 de outubro de 1992, na cidade de São Paulo, quando houve a execução de cento e onze pessoas que se encontravam privadas de liberdade, cercadas em suas celas, sem possibilidade de defesa – não houve óbito entre os policiais envolvidos na operação.

Leia também:

Disque 100 vai receber denúncias de tortura

Documento aponta que sistema prisional viola direitos humanos no Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário