one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


(Foto: Pedro Dias/CC)

Imagem:

Compartilhar:

Pacto de proteção aos direitos da criança e do adolescente será lançado nesta terça

Criado em 08/10/12 15h39 e atualizado em 08/10/12 15h53
Por EBC Fonte:SDH/PR

Corrida entre crianças
Documento prevê o fortalecimento dos serviços públicos e das políticas sociais voltadas à criança e ao adolescente (Foto: Pedro Dias / CC)

O governo federal lança nesta terça-feira (9) o pacto de proteção aos direitos da criança e do adolescente. “Na carta, os órgãos e entidades envolvidas se comprometem a tratar com absoluta prioridade, de forma conjunta, articulada, contínua e permanente, a execução de medidas concretas voltadas à efetivação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente”, informou a Secretaria de Direitos Humanos por meio de nota.

Políticas públicas e sociais

O documento também prevê o fortalecimento dos serviços públicos e das políticas sociais, com especial ênfase nos sistemas de ensino e na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, do Sistema Único de Saúde – SUS e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

Também constam no pacto a adoção de políticas públicas de reordenamento e monitoramento da rede de acolhimento de crianças e adolescentes, reformulação das unidades de internação de semiliberdade e das medidas socioeducativas em meio aberto, erradicação do trabalho infantil, fortalecimento dos conselhos tutelares, fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência sexual em âmbito nacional, e aperfeiçoamento do Sistema socioeducativo.

Comitê

A carta prevê ainda a criação de um Comitê Interinstitucional permanente, coordenado de forma conjunta, com o objetivo de desenvolver e acompanhar as ações pactuadas. A secretaria-executiva do comitê será exercida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Solenidade

A solenidade de assinatura do pacto contará com as presenças da ministra Maria do Rosário, do Ministro Ayres Britto e dos presidentes Roberto Monteiro Gurgel Santos e Norma de Brandão Lavenère Machado Dantas, além dos ministros das demais pastas envolvidas no pacto. O evento será às 10h, na sede do CNJ.

Além da  Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), os Ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais (CNDPG), assinam nesta terça-feira (9), em Brasília, a Carta de Constituição de Estratégias em Defesa da Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário