one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Saiba o que foi a Operação Condor

Criado em 15/10/12 11h07 e atualizado em 15/10/12 11h09
Por Repórter Brasil

Operação Condor é o nome dado a uma ação conjunta das ditaduras de Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile para reprimir grupos de esquerda que contestavam os regimes no Cone Sul. A fundação oficial foi feita em 1975, em uma reunião convocada pela Diretora de Inteligência Nacional do Chile (DINA). Todos os países, com exceção do Brasil, assinaram a ata. Mesmo assim, o regime militar brasileiro participou ativamente da articulação. A despeito a assinatura da ata de fundação em 1975, há registro de casos de atuação conjunta antes desse ano.

Por meio da Operação Condor, os serviços de inteligência dos países do Cone Sul trocavam informações sobre as atividades de grupos e militantes revolucionários que atuavam fora das nações onde originalmente atuavam. Havia uma intercâmbio com base nas embaixadas e nos serviços de inteligência. Esse sistema avançou para a realização de operações de prisão e tortura conjuntas e de troca de prisioneiros.

No seu final, houve o registro também de tentativas de assassinato fora das fronteiras nacionais, como o caso do atentado contra Orlando Letelier, ex-ministro do presidente chileno socialista Salvador Allende, que foi deposto por um golpe militar em 1973. Letelier sofreu um atentado a bomba em Washington, nos Estados Unidos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário