one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Trabalho no Quilombo de Juari, em Oriximiná (PA).

Imagem:

Compartilhar:

Como as comunidades quilombolas podem obter a titulação de suas terras

Criado em 20/11/12 13h16 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Quilombo de Juari
Trabalho no Quilombo de Juari, em Oriximiná (PA). (Diego Dacal / Creative Commons)

Brasília - Obter o título de posse de suas terras é fundamental para a preservação da cultura e do modo de vida nas comunidades quilombolas. Para dar entrada no pedido de titulação, o primeiro passo é retirar na Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura, uma certificação na qual a comunidade se autodefine como quilombola. De posse desse documento, o processo pode ser aberto no Incra.

A partir daí, seguem-se várias etapas. A primeira delas é a elaboração de um relatório técnico – o RTID – composto de estudo antropológico, levantamento fundiário, memorial descritivo e cadastramento das famílias quilombolas.

Veja também no especial sobre os quilombos:
- Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência
- Lentidão marca o processo de titulação das terras quilombolas
- Conheça a história da luta das comunidades quilombolas pela posse de suas terras
- Você sabe o que é um quilombo?

- Radioagência Nacional: Drama da luta pela terra em quilombo no RJ
- Radioagência Nacional: O retrato das comunidades quilombolas na Amazônia

- TV Brasil: Negros kalungas se sentem presos ao passado de escravidão em Goiás
- TV Brasil: Conheça um quilombo urbano em Porto Alegre

Em seguida, abre-se a possibilidade de contestações ao RTID por eventuais interessados. Caso o Relatório seja aprovado, o Incra realiza a indenização dos ocupantes não quilombolas, para que deixem o território.

Os territórios quilombolas titulados não podem ser desmembrados, mantendo-se preservados para as futuras gerações. Tampouco podem ser vendidas e colocadas no mercado, sendo reservada exclusivamente para as comunidades.

Lúcia Andrade, coordenadora da ong Comissão Pró-Índio de São Paulo, considera que a obtenção do título de posse da terra tem impacto decisivo nas comunidades quilombolas. “É o que permite que esses povos planejem com mais segurança o uso das riquezas naturais, criando melhores condições de vida e oportunidades de geração de renda”.

No Pará, por exemplo, os quilombos próximos à cidade de Oriximiná se articularam numa associação para organizar um sistema comunitário sustentável de exploração da Castanha-do-Pará.

Com a posse de suas terras, os quilombolas têm ainda mais facilidade de acesso a uma série de programas do governo federal, tais como o Luz para Todos, o Bolsa Família e projetos do Ministério da Cultura. O Programa Brasil Quilombola (PBQ), lançado em 2004 como uma política de Estado, abrange um conjunto de ações inseridas em diversos órgãos governamentais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário