one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bate-papo via hangout na segunda-feira (26) reúne Severine Macedo, secretária nacional da Juventude, o rapper GOG e o ativista André Santana

Imagem:

Compartilhar:

Bate-papo #JuventudeViva discute genocídio de jovens negros no Brasil

Criado em 22/11/12 17h42 e atualizado em 27/11/12 10h00
Por Portal EBC

 

As estatísticas sobre assassinatos no Brasil traçam um perfil predominante das maiores vítimas da violência no país: homens, jovens e negros. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 53,3% das vítimas de homicídios no Brasil em 2010 tinham entre 15 e 29 anos. Do total, 76,6% eram negros ou pardos e 91,3% do sexo masculino.

As saídas para diminuir a mortalidade desses jovens foram tema do bate-papo #JuventudeViva, que o Portal EBC promoveu nesta segunda-feira (26). O debate contou com a participação da secretária Nacional de Juventude da Presidência da República, Severine Macedo, do rapper Gog e do ativista André Santana, um dos organizadores da campanha Contrarie as Estatísticas, de Salvador. A videoconferência foi transmitida por meio da ferramenta hangout (do Google) e foi mediada pela jornalista Juliana Cézar Nunes, da Radioagência Nacional.

Durante a conversa, Severine Macedo apresentou o Programa Juventude Viva, que será lançado na terça-feira (27), pelo governo federal. Trata-se de um plano de enfrentamento do genocídio de jovens negros no país. A secretária contou que a ação foi discutida por mais de um ano e envolveu vários ministérios. Segundo ela, "a violência no Brasil tem cor, raça, gênero, idade e território". Daí a importância da elaboração de um programa que debata a questão. Mas para o plano ser eficaz, Severine diz que precisa de mais aliados, de mais entes federados envolvidos na temática, pois só a ação do governo federal não é suficiente. "É sem dúvida nenhuma um esforço coletivo. Depende também dos governos locais e da sociedade civil", disse.

André Santana, do movimento Contrarie as Estatísticas, chamou a atenção para a importância dos meios de comunicação e, sobretudo, de uma regulação das concessões. André criticou a atuação de muitos veículos em reforçar estereótipos acerca do negros no país. Ele disse que o retrato do negro na mídia é de criminoso, aquele que pode ser vítima de balas, ou ainda de exploração do corpo da mulher negra. "É fundamental o engajamento e o compromisso dos meios de comunicação com a questão, já que são responsáveis pela manutenção de ideologias. É preciso que os jovens tenham referência, que saibam que eles podem contrariar as estatísticas, mas o racismo os tem impedido de sonhar", disse.

Confira o debate na íntegra, assista ao vídeo acima. 

Obs: o final do hangout foi interrompido por problemas técnicos do Google, que apresentou instabilidade na tarde desta segunda-feira (26).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário