one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jovens internos do Centro Socioeducativo Amigoniano (Cesami), no Distrito Federal, assistem ao Caminhos da Reportagem sobre Adolescentes em Conflito com a Lei e falam suas impressões sobre o programa para a equipe da TV Brasil

Imagem:

Compartilhar:

"A sociedade prefere esquecer o adolescente", questiona CNJ

Criado em 07/11/12 14h32 e atualizado em 08/11/12 18h15
Por EBC


"É preciso socializar os adolescentes ou ressocializar a sociedade?". A frase do conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), André Franzini, durante o bate papo promovido pelo Portal EBC sobre a realidade dos adolescentes em conflito com a lei, mostra a magnitude do problema no país. O bate-papo foi feito nesta quinta-feira, 8, por hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+, e contou com a presença de Joelci Araújo Diniz, juíza auxiliar do da presidência do CNJ, e da jornalista Manoela Castro, da TV Brasil.

Para Franzini, o país precisa de uma discussão mais séria sobre a saúde mental desses adolescentes, e que os gestores públicos acostumados com a visão de punição, acabam dificultando mudanças nas práticas dos centros de internação. "Gestores com visão de punição não vão votar um orçamento para aprovar melhorias no sistema", afirma.

De acordo com Joelci Araújo Diniz, "a sociedade prefere esquecer o adolescente, e esquece que ele vai voltar. E pode voltar muito pior". A juiza ressalta um problema sério de educação dos jovens, uma vez que eles chegam aos centros de internação, sem terem ingressado nas escolas, o que dificulta que eles consigam se integrar ao estudo regular oferecido nos centros.

LEIA TAMBÉM:
Jovens internos darão suas impressões sobre Caminhos da Reportagem

André Franzini acredita que é necessário que a sociedade saiba lidar melhor com os conflitos, antes que eles se tornem práticas violentas. Ele dá o exemplo das escolas, que quando percebem que algum aluno está cometendo algum delito, tende a expulsá-lo, ao invés de estabelecer práticas para a orientar o estudante e reconhecer seu erro e a evoluir. A possibilidade do menor responder ao crime em liberdade também é vista como uma alternativa, porém, que precisa ser seriamente acompanhada de uma rede de acompanhamento séria, afirma Franzini. Hoje, no Brasil, cerca de 90 mil jovens cumprem medidas socioeducativas.

Para acessar ao bate-papo completo, acesse o vídeo acima.

O bate-papo foi uma prévia do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que será exibido nesta quinta-feira, às 22h. O programa retoma o tema e mostra a realidade dos adolescentes que entram em conflito com a lei e têm que pagar pelos seus atos. Você também pode assistir ao programa ao vivo pelo Portal EBC.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário