one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Quilombo de São Julião, localizado em distrito no município de Teófilo Otoni (MG).

Imagem:

Compartilhar:

Lentidão marca o processo de titulação das terras quilombolas

Criado em 20/11/12 12h33 e atualizado em 31/12/12 13h35
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Quilombo de São Julião
Barraco no quilombo de São Julião, localizado em distrito no muncípio de Teófilo Otoni (MG). (foto: Tata Lobo / Creative Commons)

Brasília - Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), existem hoje cerca de 3 mil comunidades quilombolas em todo o território nacional, mas apenas 193 possuem a título de posse das terras que ocupam.  A lentidão no processo de titulação é histórica. O primeiro título foi concedido somente em 1995, sete anos após a promulgação da Constituição Federal de 1988, que assegurava aos quilombolas o direito à terra.

Hoje, o Incra possui mais de 1.150 processos abertos. Nos últimos dois anos, somente duas comunidades conseguiram o título de posse de suas terras.  Por ano surgem entre cem e duzentos novos processos, segundo o Relatório da Regularização dos Quilombolas divulgado pelo Instituto em junho desse ano.

Veja também no especial sobre os quilombos:
- Mapa dos Quilombos: a geografia da resistência
- Como as comunidades quilombolas podem obter a titulação de suas terras
- Conheça a história da luta das comunidades quilombolas pela posse de suas terras
- Você sabe o que é um quilombo?

- Radioagência Nacional: O retrato das comunidades quilombolas na Amazônia
- TV Brasil: Negros kalungas se sentem presos ao passado de escravidão em Goiás
- TV Brasil: Conheça um quilombo urbano em Porto Alegre

 

Escute reportagem especial retrata drama da luta pela terra em quilombo no RJ

O Incra estima que se as cerca de 3 mil comunidades quilombolas obtiverem a titulação de suas terras, o território ocupado por elas deve alcançar 1% da área do país.

Processo de titulação

A identificação e titulação de quilombolas hoje são orientadas conjuntamente por legislação federal e por legislações estaduais. Quando o processo é realizado na esfera federal, a responsabilidade recai sobre o Incra.

Segundo Lúcia Andrade, coordenadora da ong Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPISP) que monitora os processos de titulação, a culpa não deve recair somente sobre o Incra. “O governo não preparou adequadamente o Incra para desempenhar essa tarefa árdua. É preciso assegurar as condições adequadas e garantir as equipes necessárias para conduzir e agilizar os processos”, diz.

No início do mês, a ministra da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Helena de Bairros, cobrou maior integração de governos estaduais e prefeituras para agilizar a emissão dos títulos das comunidades terras quilombolas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário