one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Barros

Imagem:

Compartilhar:

Luiza Bairros ressalta inclusão produtiva como foco do Brasil Sem Miséria para Quilombolas

Criado em 27/11/12 10h46 e atualizado em 27/11/12 12h03
Por Portal EBC

Luiza Bairros no Bom Dia, Ministro
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial,  Luiza Barros (Elza Fiúza/ABr)

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, comentou nesta terça-feira (27) a expansão do Plano Brasil Quilombola em conjunto com ações do Brasil Sem Miséria. O governo pretende ampliar o acesso à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento Familiar (DAP), trabalhando com a inclusão produtiva nas comunidades. Durante a manhã, Bairros participou do programa Bom Dia Ministro, da EBC Serviços; e conversou posteriormente com o Portal EBC.

De acordo com dados do CadÚnico, 63% dos domicílios nas comunidades quilombolas têm piso de terra batida e 73% não contam com saneamento adequado. Confira no vídeo abaixo os comentários da ministra sobre os números e os objetivos do Brasil Sem Miséria para Quilombolas.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Regularização fundiária

O Governo Federal quer acelerar o processo de regularização fundiária de comunidades quilombolas através de parcerias com institutos de terras estaduais. Para a ministra, a celeridade ao processo de regularização poderá ser feita se o mapeamento dessas localidades for tarefa dos estados. “A maior responsabilidade tem recaído sobre o Incra. Entretanto, o Instituto tem 'jurisdição' apenas sobre terras que são da União. Mas muitas delas são estatais e precisamos que eles localizem essas regiões”, disse. Assista ao vídeo

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Cotas para quilombololas

Sobre o assunto, a ministra Luiza Bairros considera que as comunidades já estão sendo beneficiadas com a existência de cotas para negros. Segundo ela, existe uma inserção "bastante grande" nas universidades, principalmente nas estaduais. Veja os comentários.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário