one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conferência de abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre

Imagem:

Compartilhar:

Plenária final propõe ações de boicote a Israel e solidariedade à Palestina

Criado em 01/12/12 20h55 e atualizado em 31/12/12 13h36
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Porto Alegre - Segundo organizadores do Fórum Social Mundial Palestina Livre, cerca de 230 organizações de todo o mundo marcaram presença em Porto Alegre. Alessandra Ceregatti, integrante da Marcha Mundial de Mulheres e da secretaria de organização do evento, explica que os frutos ainda deverão ser colhidos. "O Fórum não é uma conferência onde os participantes apenas absorvem informação. É um processo de mobilização e diálogo que permite articular estratégias e, a partir daí, construir ações concretas", esclareceu.

A atividade mais mobilizada na tarde deste último dia de evento (01/12) foi a plenária dos movimentos sociais. Segundo Alessandra, diversas entidades da América Latina presentes assumiram o compromisso de se fazerem presentes na Cúpula Social do Mercosul, em Brasília (DF), de 4 a 6 de dezembro. "Queremos pressionar os governos a aderirem a campanha de boicote a Israel", explicou.

Ao final da plenária, foi aprovada uma declaração de intenções que destacou a importância das ações de boicote a Israel (BDS) e vislumbrou a realização de uma missão de solidariedade na Palestina em 2013. A ideia tem a aprovação de Talat Assad, um dos poucos participantes que vieram da Faixa de Gaza. "O cenário atual na região impediu a presença de mais pessoas. Um evento na Palestina teria uma participação massiva e seria simbólico", disse ele.

Ao Portal da EBC, Talat Assad relatou, em inglês, a atual situação na Faixa de Gaza, onde a população convive com a morte com frequência e a situação social é crítica, sem trabalho, sem direito à moradia e com a educação debilitada. Confira:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário