one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Ballet Folklorico Palestino Shabibat também se apresentou na Usina do Gasômetro. O grupo de dança é formado por integrantes argentinos e tem sede em Rosário. Está vinculado à Casa de Amizade Argentino Palestino.

Imagem:

Compartilhar:

Noite cultural no Fórum Social Palestina Livre

Criado em 01/12/12 10h49 e atualizado em 07/07/16 14h15
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal da EBC

Fórum Social Mundial Palestina Livre
Cultura palestina tomou conta da Usina do Gasômetro. (foto: Léo Rodrigues / EBC)

Porto Alegre - A cultura palestina tomou conta da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, na noite desta sexta-feira (30). A programação do Fórum Social Mundial Palestina Livre apresentou aos participantes um pouco de literatura, música e dança.

Leia também: Boicote a Israel é o foco da discussão no terceiro dia do Fórum

As atividades começaram às 20h30, com o lançamento de quatro livros. Os romances "Noite Grande", de Permínio Asfora; e "Homens ao Sol", de Ghassan Kanafani apresentam enredos que giram em torno de personagens palestinos. "E se Gaza cair", organizado pelo sociólogo Lejeune Mirhan, é uma coletânia de artigos. Já o livro "A terra nos é estreita e outros poemas", de Mahmud Darwich, analiza a obra do poeta palestino Darwich. Por essa razão, foi também realizado um curto sarau de poesias.

Mais tarde, subiu ao palco a cantora palestina Sanaa Moussa. Suas composições homenageiam o folclore e as tradições do povo palestino, em especial das mulheres. Ela enfatizou como a música está arraigada na cultura de seu país. "Na década de 30, quando os homens voltavam da guerra, suas mulheres faziam fila para esperá-los. As que não reencontravam seu marido, recebiam uma harpa em sua memória", relatou.

Veja trecho da apresentação de Sanaa Moussa:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A noite contou ainda com apresentações de grupos de dança. Um deles, o Ballet Folklorico Palestino Shabibat é formado por integrantes argentinos e tem sede em Rosário. Está vinculado à Casa de Amizade Argentino Palestino.

Assista trecho da apresentação do Ballet Folklorico Palestino Shabibat:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário