one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Detido um dia após o golpe militar no Chile, Víctor Jara foi executado pelos militares no dia 16 de setembro de 1973 após passar por torturas (Foto: Agência Télam)

Imagem:

Compartilhar:

Justiça chilena notifica ex-militares acusados de matar Víctor Jara

Criado em 03/01/13 19h17 e atualizado em 03/01/13 19h57
Por Leandro Melito* - Portal EBC

Responsáveis pela morte de Víctor Jara são presos no Chile
Detido um dia após o golpe militar no Chile, Víctor Jara foi executado pelos militares no dia 16 de setembro de 1973 após passar por torturas (Foto: Agência Télam) (Víctor Jara)

O juiz chileno Miguel Vázquez concluiu nesta quinta-feira (03), o processo pelo qual notificou a sete ex-oficiais de sua condição de processados pelo assassinato do cantor e compositor Víctor Jara, cometido em 16 de setembro de 1973, após o golpe militar comandado pelo general Augusto Pinochet que culminou na morte do então presidente Salvador Allende no dia 11 de setembro.

Vázquez determinou a prisão preventiva dos militares, que eram tenentes na época do golpe e responsáveis por centenas de presos políticos encarcerados no Estádio Nacional de Santiago, transformado em centro de detenção pela ditadura e rebatizado em 2004 com o nome do cantor.

Prisão

Jara foi detido no dia 12 de setembro, um dia após o golpe, junto a centenas de alunos, trabalhadores e professores na Universidade Técnica do Estado (UTE), atual Universidade de Santiago (USACH), em que trabalhava como docente.

Autor de músicas de protesto e diretor de teatro, Jara foi reconhecido pelos militares, separado dos demais prisioneiros e submetido a vários dias de torturas, entre elas queimaduras com cigarros, simulações de fuzilamento e fratura de suas mãos.

A sentença judicial aponta que o cantor foi “agredido fisicamente, de forma permanente, por vários oficiais”. No dia 16 de setembro, os prisioneiros foram retirados do estádio, com exceção de Jara e de Littré Quiroga Carvajal, que era diretor da empresa estatal de ferrovias durante o governo de Allende (1970-1973). Ambos foram levados ao subterrâneo e executados a tiros.

Jara recebeu 44 disparos e tinha vários ossos fraturados, segundo determinou o informe da autópsia realizada logo que seu corpo foi achado na parte posterior do Cemitério Geral de Santiago, onde foi deixado pelos militares.

Durante o julgamento, o recruta Víctor Pontigo, ajudante dos oficiais acusados, detalhou o momento da morte do cantor. “Eu levei Victor Jara para falar com os tenentes e depois de umas três horas escutei disparos, perguntei ao recruta José Cáceres de onde vinham os disparos e ele me disse que haviam matado Víctor Jara”, relatou.

Autores

A decisão apontou Pedro Barrientos Nuñez e Hugo Sánchez Marmonti como autores de homicídio qualificado e Souper Onfray, Raúl Jofré González, Edwin Dimter Bianchi, Nelson Hesse Mazzei e Luis Bethke Wulf como cúmplices. Seis  deles já foram detidos e alojados no Batalhão de Polícia Militar número 1 de Santiago.  Jofré e Luis Bethke se entregaram voluntariamente ao tribunal e os demais estão detidos desde quarta-feira (02) no batalhão.

Núñez, que vive nos Estados Unidos desde 1990 e é alvo de uma ordem internacional de captura e pedido de extradição por parte do juiz. Barrientos é apontado

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário