one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - Pagé Kunue Kalapalo, do Xingu, pinta rosto de criança durante manifestação contra destruição de escola e prédio do antigo Museu do Índio para as obras do Maracanã

Imagem:

Compartilhar:

Manifestação cultural contra derrubada do antigo Museu do Índio acontece neste sábado

Criado em 11/01/13 19h59 e atualizado em 12/01/13 10h49
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

Manifestação em favor da Aldeia Maracanã
Rio de Janeiro - Pagé Kunue Kalapalo, do Xingu, pinta rosto de criança em manifestação contra demolições (Vladimir Platonow/ABr)

Entidades da sociedade civil, artistas e outros defensores da causa indígena realizam neste sábado (12) a partir das 18 horas, uma manifestação cultural em favor da Aldeia Maracanã, no antigo Museu do Índio, no Rio de Janeiro. O objetivo do protesto é dar visibilidade ao movimento contra o despejo dos índios que ocupam o prédio que está para ser demolido pelo governo do Estado visando à construção do Complexo do Maracanã para receber a Copa 2014.

“Cabe ao Governo Federal a decisão sobre o que será feito com os índios que ocuparam irregularmente o imóvel. A demolição visa a abrir espaço para a transformação do Complexo do Maracanã em uma grande área de entretenimento e é necessária para que o futuro complexo atenda às necessidades de escoamento e circulação de público nos padrões internacionais seguidos por esse tipo de equipamento esportivo”, afirmou a assessoria de imprensa do Governo do Rio de Janeiro ao Portal EBC.

Veja matéria da TV Brasil

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Segundo a assessoria, o projeto final estará no edital de licitação da concessão do Complexo do Maracanã, a ser publicado até o final de janeiro. A empresa vencedora responderá pela gestão, operação, manutenção e readequação da área.

“Essa é uma questão que envolve toda a sociedade. Não é só a derrubada do museu que está em jogo, mas o processo criminoso de concessão do Maracanã ao Eike Batista”, afirma o ativista Pedro Rios Leão, apostando com quem ficará a administração do Complexo.

A licitação para a demolição do antigo Museu do Índio foi realizada em 20 de dezembro último. A empresa vencedora, Compec Construções e Locações, vai receber R$ 586.058,95 pelo serviço. O contrato será assinado nos próximos dias e, a partir de então, o prazo para a demolição será de 30 dias. A informação de que a demolição aconteceria no próximo domingo (13) foi negada pelo Governo Estadual.

Ouça matéria da Radioagência Nacional

 

Desde a década de 1980, o Museu do Índio foi transferido para o bairro Botafogo. O antigo prédio abriga indígenas que defendem a construção no local de um centro de tradição. Em dezembro, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Rio se manifestou contra a demolição alegando o valor arquitetônico e informando que há indicação de tombamento como patrimônio histórico. De acordo com o decreto municipal 20.048/2001, a demolição e/ou alteração de edificações construídas até o ano de 1937 (como é o caso do imóvel) somente serão autorizadas após pronunciamento favorável do CMPC.

Duas ações civis públicas estão em tramitação na Justiça por iniciativa da Defensoria Pública da União (DPU). Uma delas pede o tombamento do prédio e a outra visa garantir o usucapião do imóvel para os indígenas.

Escola

Além do prédio do antigo museu, a construção do Complexo do Maracanã também prevê a demolição da Escola Municipal Friendenreich. No final do ano passado, pais de alunos e ativistas também se manifestaram contra a demolição da unidade educacional, que ganhou sobrevida de um ano. Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Rio, a derrubada do imóvel ocorrerá após a transferência dos alunos para novo espaço, a ser realizada nas férias escolares de 2013/2014. O assunto é tratado em parceria pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Leia também
 

Manifestantes pedem tombamento do antigo Museu do Índio e preservação do entorno do Maracanã

Audiência pública discute demolição de escola e do antigo Museu do Índio

Ocupantes do antigo Museu do Índio prometem resistir e lutar contra demolição do prédio

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário