one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ato em favor da Comissão da Verdade.

Imagem:

Compartilhar:

Comissão da Verdade estima que 50 mil tiveram direitos violados pela repressão

Criado em 25/02/13 14h37 e atualizado em 25/02/13 14h43
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

Ato pela comissão da verdade
Ato em favor da Comissão da Verdade. (Casa Fora do Eixo Minas / Creative Commons)

Brasília – A Comissão Nacional da Verdade (CNV) estima que 50 mil pessoas foram de alguma forma afetadas e tiveram direitos violados pela repressão durante a Ditadura Militar. Os dados foram divulgados durante reunião hoje (25) em Brasília. O número inclui presos, exilados, torturados, mas também familiares que perderam algum parente nas ações durante o período de 1964 a 1988, além de pessoas que sofreram algum tipo de perseguição.

Dentro da comissão, um grupo está dedicado exclusivamente a estudar a estrutura da repressão e 12 agentes que atuavam na época foram ouvidos nos nove meses de trabalho. A partir de 40 oitivas foram identificadas “várias dúzias” de agentes que participaram de atos da repressão. Segundo Guaracy Mingardi, assessor da comissão, essas pessoas tem “nome, endereço e RG [registro geral]” e serão convocadas para prestar depoimento.

Hoje a CNV promoveu uma reunião ampliada com a participação de membros de mais de 30 comissões da verdade que foram formadas pelo país, tanto em âmbito estadual como também em instituições específicas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário