one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dirigido por Isa Grinspum Ferraz, sobrinha do guerrilheiro, documentário Marighela é uma construção histórica e afetiva sobre o maior inimigo da ditadura militar

Imagem:

Compartilhar:

Documentário Marighella vence mostra de cinema

Criado em 06/02/13 16h49 e atualizado em 06/02/13 17h22
Por Portal EBC

Documentário Marighella vence mostra Cinema e Direitos Humanos
Dirigido por Isa Grinspum Ferraz, sobrinha do guerrilheiro, documentário Marighela é uma construção histórica e afetiva sobre o maior inimigo da ditadura militar (Divulgação)

O documentário Marighella (Brasil, 100 min., 2012) foi eleito o melhor filme longa-metragem da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada em 2012. Dirigido por sua sobrinha Isa Grinspum Ferraz, o filme é uma construção histórica e afetiva sobre o guerrilheiro Carlos Marighella, líder comunista considerado o maior inimigo da ditadura militar. Vítima de prisões e tortura, parlamentar e autor de Manual do Guerrilheiro Urbano, publicado mundialmente em diversos idiomas, Marighella participou dos principais acontecimentos políticos do país entre 1930 e 1969.

Na categoria média-metragem, o vencedor foi Silêncio das Inocentes (Brasil, 52 min., 2010) dirigido por Ique Gazzola. O filme mostra a realidade de algumas vítimas da violência doméstica e a lei Maria da Penha, que alterou o Código Penal Brasileiro, permitindo que agressores de mulheres no âmbito doméstico sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. A lei leva o nome da biofarmacêutica cearense que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido.

O melhor curta metragem foi Maria da Penha: um Caso de Litígio Internacional (Brasil, 13 min., 2011), dirigido por Felipe Diniz. Em 1983, Maria da Penha sofreu uma tentativa de homicídio por parte do marido. Com a ajuda de grupos de defesa dos Direitos Humanos, ela levou o caso às instâncias internacionais de Direitos Humanos, um marco na luta contra a violência doméstica na América Latina.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário