one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tortura em presídios é uma das questões que Brasil terá que responder na ONU

Imagem:

Compartilhar:

Série especial da Radioagência Nacional discute ressocialização dos presos

Criado em 22/02/13 11h24 e atualizado em 22/02/13 11h43
Por Portal EBC

Tortura em presídios é uma das questões que Brasil terá que responder na ONU
"Cedo ou tarde eles vão deixar a prisão e nós precisamos que eles saiam de uma maneira diferente", diz Mara Barreto. (foto: Wilson Dias / Abr)

Brasília - Cerca de 550 mil pessoas cumprem pena em 1.400 instituições prisionais no Brasil. Apesar das notícias sobre o caos do sistema penintenciário no país, que convive com problemas como a superlotação e a corrupção, práticas positivas têm sido desenvolvidas procurando dar ao preso uma nova oportunidade. Nesta sexta-feira (22), a Radioagência Nacional levou ao ar a última reportagem da série especial sobre a ressocialização dos presos.

São cinco reportagens que abordam iniciativas educacionais, culturais e profissionalizantes para proporcionar uma reintegração dos detentos à sociedade. "Na nossa legislação, cedo ou tarde eles vão deixar a prisão e nós precisamos que eles saiam de uma maneira diferente. Mas essa transformação só será alcançada trazendo as políticas públicas para dentro do sistema prisional", diz Mara Barreto, coordenadora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça.

Na série abaixo, conheça iniciativas que permitem aos presos pensar no futuro, através do ensino a distância, da capacitação profissional e das oficinas culturais e de outras iniciativas.

1) Estudo e trabalho são caminhos para recuperação dos presos

- Em meio a tantas adversidades enfrentadas pelo sistema prisional, algumas iniciativas servem de exemplo. Nesta primeira reportagem, são apresentadas algumas experiências positivas, como o Programa Começar de Novo.


2) Cultura pode contribuir para a ressocialização dos presos

- A oficina de música no Presídio da Papuda oferece uma nova oportunidade para os detentos. Em Rondônia, presos do regime fechado organizaram um grupo teatral.

3) Estudo é oportunidade de ressocialização dos presos

- Para os presos, a educação e o interesse nas oficinas profissionalizantes podem significar um novo lugar na sociedade.

4) Rejeição e preconceito perseguem o ex-presidiário

- Crime, prisão, polícia, rebelião... para muitos detentos, nada disso assusta mais que o preconceito. A discriminação e o medo são temas da quarta reportagem.

5) Medo e incerteza no futuro de um presidiário

- Futuro, palavra incerta para qualquer pessoa. Mas para um presidiário, muitas vezes, é sinônimo de medo. O que eles esperam conseguir em liberdade é o tema da última reportagem.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário